Segunda, 11 Novembro 2024
  • Agente de Carga

    O agente de cargas é o profissional que trata de toda a parte documental e física do embarque de cargas, seja para importação ou exportação, zelando sempre pela sua integridade. Contratado de forma terceirizada, o principal motivo para se contratar um agente de cargas é por ele transmitir melhores opções de preços e cuidar adequadamente de procedimentos técnicos.

    Portogente desenvolveu esse breve guia sobre as atividades de agentes de cargas para ajudar a sanar todos as dúvidas sobre esta importante função no mercado de logística internacional.

    agente carga porto

    Nesse artigo você encontra informações sobre:

    • Quais são as atribuições de um agente de carga;
    • Quais são os benefícios de contar com um agente de carga;
    • Agente de Cargas Internacional - O que é?;
    • Agente de Carga Digital - tendência ou;
    • Como escolher o melhor agente de carga para você.


    Atribuições de um agente de carga

    O agente de carga precisa garantir que sua mercadoria será entregue nos termos, condições e períodos estabelecidos. São funções dele também negociar custos de envio e escolher a melhor, mais barata, ágil e eficiente forma de transporte. Cuidar da documentação exigida para os trâmites de importação e exportação, do seguro e do empacotamento e gestão de inventário.

    Benefícios de contar com um agente de carga

    Com o serviço de um agente de carga todo o processo de importação e exportação se torna menos estressante. A contratação do serviço também pode auxiliar e detalhes do processo logístico que retiram muita pressão da companhia cujo core business não é cuidar dessas operações.

    Além disso, os melhores agentes têm muita experiência quando o assunto é comércio exterior e podem

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  • Antaq: saiba quais são os processos para peticionamento disponíveis durante período de isolamento

    A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) listou, em seu site oficial, os tipos de processo disponíveis para peticionamento, desde o último dia 30 de março, durante o período de isolamento social adotado em várias regiões do Brasil para minimizar os efeitos da disseminação da Covid-19

  • Aplicativo de coleta de mercadorias para transportadores e embarcadores

    A solução inteligente do aplicativo Smart Milk Run pode viabilizar a negociação de uma taxa menor do risco na apólice do seguro da carga, além de facilitar a gestão das coletas e avaliação do risco no transporte

  • Características do transporte aéreo de cargas

    Em geral, os embarques não são negociados pelos exportadores diretamente com as empresas aéreas, exceto quando se tratar de grandes volumes. Os agentes de carga da IATA – International A .ir Transport Association – são os intermediários entre as empresas aéreas e os usuários. Eles têm todas as informações referentes a vôos, empresas, rotas, vagas em aeronaves, fretes, etc, e têm também facilidade na obtenção de descontos nos fretes com a consolidação de carga.

  • Cargueiro e nova rota no Aeroporto de Vitória

    O transporte de cargas do terminal do Aeroporto de Vitória (ES) conta, pelos próximos 30 dias, com o cargueiro 737-400F, que fará um voo diário entre a capital capixaba e de São Paulo.

  • Congresso sobre transporte intermodal em Belém

    O XV Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas acontece em 15 de setembro em Belém (PA). Dirigido a empresários do transporte de cargas, o evento coloca discutirá problemas do setor e soluções para a volta do crescimento econômico do País.

  • Diálogo desejado com o ministro da Infraestrutura

    Dá esperança a atitude do ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas de dialogar com os setores afetos a sua pasta. De formação técnica e profissional incontestável, bem como experiência na administração pública com resultados positivos, Freitas poderá colher bons frutos na integração logística nacional

  • Empresas buscam soluções tecnológicas para problemas na logística

    Não são poucas as dificuldades enfrentadas pelo segmento de logística. Roubo de cargas, trânsito, temporais, estradas precárias. A missão de empresas, transportadoras e distribuidoras é fazer com que as mercadorias cheguem não só cada vez mais rápido, mas também com qualidade, segurança e custos reduzidos. Mas, para isso, é preciso inovar.

  • Governo anuncia medidas para escoamento mais ágil até os portos do Arco Norte

    A Operação envolverá a instalação de bases operacionais em três pontos críticos da rodovia - localizados entre os municípios paraenses de Novo Progresso e Moraes Almeida -, a implantação de sinalização específica para controle de tráfego pesado e o envio de mais de 40 veículos e equipamentos especiais, entre eles retroescavadeiras, caminhões carroceria, tratores agrícolas, motoniveladoras e cavalos mecânicos com reboque

  • Já está em vigor Resolução que proíbe utilização de cordas para amarração de cargas

    Os detalhes da normatização foram estabelecidos pela Resolução 552 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que proíbe, entre outras coisas, a utilização de cordas para amarração, sendo substituídas por cintas, correntes ou cabos de aço

  • Líder global em instalações logísticas, GLP investe em localização e eficiência de galpões

    De acordo com comunicado divulgado pela empresa, o presidente da GLP Brasil, Mauro Dias, ressalta que a escolha de um galpão vai muito além da contratação de um lugar para armazenagem

  • Maior evento do mercado de seguros de transporte, Expo CIST reunirá mais de mil pessoas

    O encontro anual tem como objetivo o desenvolvimento dos profissionais e mercado de riscos, seguros e transportes de carga

  • Mineradora na Noruega usará caminhões autônomos pagando por volume entregue

    A Volvo Trucks anunciou, nesta terça-feira, dia 20 de novembro, a assinatura de um acordo com a mineradora. Segundo a montadora internacional, vários testes foram realizados com sucesso ao longo de 2018. A solução estará totalmente operacional até o fim de 2019

  • O que são os Canais de Parametrização?

    Uma vez registrada a Declaração de Importação e iniciado o procedimento de despacho aduaneiro, a DI é submetida a uma análise fiscal e selecionada para um dos canais de conferência da mercadoria, denominados de Canais de Parametrização (verde, amarelo, vermelho ou cinza)

  • Porto de São Sebastião planeja quatro novos berços e aguarda conclusão do contorno da Tamoios

    Mateus Draxler Damazio, chief operating officer do Porto de São Sebastião, falou ao Portogente sobre a construção do contorno da Rodovia dos Tamoios, um novo trecho de Serra que possibilitará um acesso rodoviário exclusivo ao porto do litoral norte do estado de São Paulo

  • Presidente da Codesp busca criar clusters de cargas e garantir ambiente sadio a investidores

    Portogente dá prosseguimento à publicação de entrevistas com presidentes de autoridades portuárias destacando visão e postura do atual mandatário do Porto de Santos, Casemiro Tércio Carvalho. Nas respostas enviadas à nossa redação ele destacou que o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), em fase de elaboração, "tem como premissa condensar e adensar as áreas de movimentação de cargas" com o objetivo de formar clusters e aumentar a produtividade do porto santista

  • Seleção de diretores necessita priorizar profissionais com conhecimentos específicos de cada porto

    Engenheiro civil e mestre em Infraestrutura e Gerenciamento Viário, Sílvio dos Santos contribuiu com o debate do Portogente sobre regionalização dos portos brasileiros indicando que a seleção dos diretores das companhias docas brasileiras necessita priorizar gestores com "conhecimentos específicos" referentes aos portos que irão administrar

  • Tecnologia é essencial para o transporte de cargas

    Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) com empresários do setor, no final de 2017, a maioria deles previa aumento na movimentação de cargas no faturamento para 2018, com um crescimento ainda maior para 2019.

  • Temáticas que reluzem no setor de transportes, portos e o Arco Norte como solução

    O modelo defendido pelos profissionais para utilizar nos portos brasileiros é o Landlord Port, presente em todos os portos mundiais competitivos e apontado pelo Banco Mundial como o mais indicado e competitivo, ocorrendo nos Portos de Rotterdam, Hamburgo, Singapura, Shangai e demais portos.

  • THC “rachadinha” e recuperação de créditos logísticos e tributários

    Estudo analisou dados dos 40 principais portos internacionais envolvidos no comércio exterior brasileiro, que representaram, em 2018, 80% da movimentação portuária, na importação ou exportação, mas não considerou que o modus operandi da cobrança se dá sem qualquer controle pela Antaq. Afinal, o THC pode ser cobrado pelo transportador marítimo ou seu agente intermediário, para fins de ressarcimento ao terminal onde o contêiner é movimentado

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