Quinta, 25 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, iremos falar do Porto de Roterdã, na Holanda. Localizado na foz no Reno, é o grande porto da Europa e da hidrovia do Reno.

 

*************************

 

Localização

 

Rede fluvial da Alemanha,

França, Bélgica e Holanda

 

O Porto de Roterdã é o mais importante da Europa e o terceiro principal porto do mundo. Existe desde o século XIV (mais especificamente desde 1328), quando ainda era um pequeno porto para pesca situado no rio Rotter. Todavia, desenvolveu-se de forma extraordinária a partir do século XIX, quando foi aberta uma conexão com o Mar do Norte, chamada de Nieuwe Waterweg, estabelecendo um importante canal de comunicação com a pujante e potente indústria alemã.

 

 

Todos os anos, cerca de 370 milhões de toneladas de mercadorias são por ali movimentadas. A área portuária e industrial cobre cerca de 10.500 hectares. Em torno de 30.000 navios/ano (82,2/dia) deixam o porto e 130.000 (356/dia) têm lá seu ponto de destino. Roterdã faz parte de 500 linhas de tráfego de navios, que se conectam com cerca de outros mil portos. O porto também é o principal ponto para transporte de óleo, produtos químicos, contêineres, aço, carvão, alimentos e metais da Europa.

 

 

No tráfego de carga industrializada, via contêineres, o Porto de Roterdã é o 7º porto do mundo e o 1º da Europa, com a movimentação de mais de 9 milhões de TEU em 2005.

 

Planta das áreas portuárias de Roterdã

 

Em alguns terminais, o calado do porto permite que os navios carreguem até 350 mil toneladas. Os maiores navios porta-contêineres, com mais de sete mil TEU, são responsáveis pelo intenso comércio de mercadorias de todas as partes do mundo para esse centro de referência da Europa. É ali que se localizam as principais representações de importantes companhias de navegação.

 

Terminal de contêineres integrado à navegação fluvial

 

Roterdã é um grande centro de importação de frutas cítricas e de distribuição de mercadorias asiáticas. O porto também é bastante utilizado para o comércio de produtos agrícolas, como grãos e rações para animais, fertilizantes. e alimentos para a população, como carne, peixes, grãos, frutas, vegetais e sucos.

 

Equipamento de movimentação de graneis sólidos

A maior área de concentração está reservada à indústria, principalmente a química e a petroquímica. Algumas multinacionais têm ali importantes complexos industriais, produzindo mercadorias para toda Europa e, em alguns casos, para o mundo inteiro. Os produtos de óleos e seus derivados, junto com os químicos, representam quase a metade das mercadorias transportadas pelo porto. Nada menos que cinco refinarias e várias indústrias químicas situam-se na área do porto; também a indústria do aço da Alemanha utiliza o porto para escoar quase toda sua imensa produção. Essas empresas utilizam e operam terminais próprios.

 

Terminal de produtos e carvão do Porto de Roterdã

 

Localizado próximo dos principais eixos rodoviários e ferroviários, o Porto de Roterdã está a poucas horas das principais capitais européias tanto por caminhão como por trem.

 

 

Referências bibliográficas:

 

http://www.cronicas-da-lilian.com.br/cronica_lilian_06.htm

 

http://www.portofrotterdam.com

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!