Sexta, 26 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, iremos escrever sobre o porto de Weil localizado ao sul da Floresta Negra no Alto Reno, na Alemanha.

 

*************************

 

Localização

 

Mapa do Alto Reno na tríplice

divisa: Alemanha, França e Suíça

 

Localizado no final do estirão navegável do Rio Reno, o Porto de Weil é um importante entroncamento hidroviário, rodoviário e ferroviário. O pátio de triagem do terminal ferroviário de Weil está conectado a ferrovia suíça através de uma ligação sobre o Rio Reno diretamente com o pátio do Porto da Basiléia, indicado como Bâle no mapa acima.

 

Essa importância é justificada pela força econômica das diversas regiões vizinhas, e principalmente sua proximidade com a Suíça e a França, fatores esses induziram a implantação de plataformas logísticas, a exemplo de Mulhouse e Colmar. A cooperação operacional com o Porto da Basiléia faz da região um grande centro multimodal que permite uma conexão rápida e econômica com toda a Europa.

 

Rio Reno em Weil am Rhein

 

As instalações portuárias localizadas em Breisach, ao norte de Weil, também estão integradas ao Porto de Colmar do lado francês do Rio Reno.

 

Ponte para pedestres sobre o Rio Reno em Weil

 

Atividades econômicas

 

Terminal ferroviário junto ao porto fluvial de Weil

 

Weil,em Würtemberg, Alemanha, também é um centro industrial, principalmente na área de eletrotécnica, mecânica e química. A região é beneficiada pela excelente rede rodoferroviária e a hidrovia também tem um papel importante ligando a região, por via fluvial, através do Rio Reno que é a principal hidrovia da Europa Ocidental.

 

 

Terminal de contêineres e de produtos químicos no porto de Weil

 

A exemplo de Bonn, também em Weil a implantação de diversas indústrias ao longo das margens do Reno, permite o embarque direto da fábrica para a embarcação, reduzindo drasticamente os custos de transporte, não ocorrendo a concentração da atividade portuária em um só local.

 

Atividade industrial e portuária em Weil

 

 

Referências bibliográficas

 

http://earth.google.fr/

 

www.feichtingerarchitectes.com/.../3/50

www.bettingerpictures.com/mde/exemples.htm

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!