Sexta, 19 Abril 2024

Caros leitores,

 

Situado no Mar Mediterrâneo junto a Cotê d’Azur, o Porto de Toulon abriga o Arsenal da Marinha de Guerra francesa.

 

*************************

Histórico



Carta antiga do Porto de Toulon

 

Capital do Departamento de Var, no litoral Mediterrâneo, Toulon é um centro terciário com atividades administrativas, comerciais e turísticas. Napoleão Bonaparte conquistou sua primeira notoriedade como comandante da Artilharia sediada em Toulon.

Em 27 de agosto de 1793, Toulon foi entregue aos ingleses pelos contra-revolucionários e retomada por Napoleão de 17 de dezembro do mesmo ano, quando sua tática engenhosa forçou os ingleses e espanhóis a deixarem a cidade e o porto. Inúmeras represálias seguiram ao confronto inicial e Toulon foi batizada de “Porta da Montanha”, referindo-se monte Le Faron, com 584 m, nos Alpes-Marítimos, que margeia a Riviera francesa. Bonaparte retornou novamente à Toulon em março de 1796, para a campanha da Itália e em 1798, quando Toulon concentrou as tropas que embarcariam para a expedição ao Egito.

Em maio de 1830, uma frota considerável partiu para a conquista da Algéria, comandada por Amiral Duperré. É também de Toulon que o grande navegador e explorador Dumont d'Urville partiu para descobrir a Vênus de Milo e explorar a Antártica.


Durante a II Guerra Mundial, o porto e a cidade foram completamente destruídos pelos bombardeios alemães.

 

Velho cais de Cronstadt com sua atividade turística

 

Importância econômica do porto

Toulon é atualmente o primeiro porto militar francês. 60 % da frota naval está baseada em Toulon, e a Force d'Action Navale é reforçada com a presença do porta aviões Charles de Gaulle. Parceira essencial na vida econômica e social da cidade, a Marinha emprega mais de 20.000 militares e 10.000 civis.

Toulon é igualmente um porto de comércio, 353.737 toneladas em 2005, além de 982.737 passageiros e 250.000 automóveis, embarcaram com destino as ilhas de Córsega e Sardenha, além de Civitavechia na Itália.

Grandes navios de passageiros também fazem escala em Toulon como parte dos cruzeiros pela Cotê d’Azur.

 

Mapa da costa mediterrânea próxima de Toulon

 

Baía de Toulon e suas instalações

portuárias vistas de monte Le Faron

 

Vista aérea da baia de Toulon

 

 

Referências bibliográficas:

 

Petit Larousse en Couleurs. Paris:Librarie Larousse,1986.1665p.

 

Atlas d’aujourd’hui. Paris:Librarie Larousse,1982.112p.

 

http://www.var.equipement.gouv.fr/ acessado em 17 de junho de 2006

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!