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Pouco depois das 10h30, a Alfândega de Santos havia terminado a conferência. Esse memorável acontecimento foi em 10 de julho de 1953, uma sexta-feira.
Glen Ford era canadense de nascimento, mas em 1949 se tornou cidadão americano.
Era mais conhecido pelos papéis como caubói em faroestes e como personagem normal em acontecimentos incomuns.
A bela atriz Eleanor Powell, uma das maiores
dançarinas dos grandes musicais produzidos por
Hollywood. Foi uma das esposas de Glen Ford.
Participou de dezenas de filmes. Recebeu o Globo de Ouro em 1962 e tem estrela na calçada da fama, em Hollywood.
Eleanor Powell (1912-1982) era uma excelente dançarina e considerada uma das melhores sapateadoras do cinema nos anos 1930/1940.
Trabalhou em diversos musicais, como Honolulu. Confira uma cena no YouTube:
Ela apareceu em produções com Fred Astaire e outros bailarinos famosos.
A lista de atuações do casal é longa e admirável.
A Mississipi Shipping Company, mais conhecida como Delta Line, com sede em Nova Orleans, Louisiana, lançou um luxuoso e revolucionário trio de navios mistos (carga e passageiros), batizados de Del Norte, Del Sud e Del Mar, com viagem inaugural respectivamente em 26 de novembro de 1946, em 28 de março de 1947 e em 13 de junho de 1947.
Eram navios de desenho avançado para época.
Foto publicitária mostrando um dos aposentos do Del Mar. Reprodução.
A parte de vante da superestrutura era arredondada e a enorme chaminé os diferenciava de outros navios.
Os três navios eram dotados de todo o conforto para os passageiros, como bom restaurante, bares, ótimas cabines, piscina, butique e excelente ar condicionado.
Tudo isso sem deixar de citar que foram os primeiros navios mercantes a receberem radares no pós-guerra.
O famoso trio foi construído no estaleiro Ingalls Shippy, em Pascagoula, Mississipi, ao custo de 7 milhões de dólares da época. A criação foi do arquiteto naval George G. Sharp, de Nova York.
Publicidade dos anos 1950 da Delta Line mostrando um dos
componentes do luxuoso trio de navios, que só levava
passageiros em primeira classe. Reprodução.
As principais características eram: deslocamento de 10.073 toneladas, comprimento de 150 metros e capacidade de 120 passageiros, somente em primeira classe.
Recordo que estive a bordo do Del Mar em 1955, na companhia do meu tio Gerson (prático do porto) e de seus filhos Arleson e Alfeu, em uma tarde de segunda-feira de Carnaval – antigamente era dia normal. O comércio abria e todos trabalhavam.
Fazia muito calor na faixa portuária e o charmoso navio estava nas proximidades do Cais do Armazém 15 da Companhia Docas de Santos (CDS), empresa privada que administrou o porto de 1890 a 1980.
Ao adentrarmos o saguão principal do Del Mar, sentimos o impacto causado pelo ar condicionado de bordo.
Confesso que fiquei impressionado com os espaços do navio! Era totalmente decorado com bom gosto.
E, na piscina, os passageiros em trânsito se deliciavam.
Bons e inocentes tempos, aqueles anos dourados dos cinemas santistas e dos transatlânticos! Tempos que não voltam mais...