Sexta, 19 Abril 2024

Poucos meses antes do seu falecimento, em fevereiro de 2011, Gerson da Costa Fonseca contou em um livro – feito para amigos e familiares – passagens como prático do Porto de Santos, com histórias vividas ao longo de 38 anos de vida profissional.


Em foto de família, Gerson aparece à direita, na companhia de seus
pais - o Comandante Raul Hermenigildo da Fonseca (capitão de fragata
e ex-imediato da Capitania dos Portos) e a sra. Oscarina, além dos 
irmãos. A fotografia foi tirada na época em que Gerson passou a ser
prático do Porto de Santos. Acervo: Arlete Praça Fonseca, viúva de Gerson.

Essa autêntica memória foi lançada durante o seu aniversário de 91 anos, em 13 de abril de 2011, e recebeu o título de GG, como era chamado carinhosamente pelos familiares.

Como já escrevi em textos anteriores, Gerson era meu tio por afinidade e muito amigo de meu pai, Laire Giraud. Éramos vizinhos na Avenida Almirante Cochrane, o Canal 5.

Nos últimos dias, me deparei com o livro e resolvi dar uma rápida olhada em algumas das páginas.


O prático Gerson, à esquerda, em foto tirada na praticagem de Santos,
em 1968. Na foto ainda estão os práticos Carlos Stein e Theofilo Quirino.

Encontrei uma interessante passagem que transcrevo e, que com certeza, os práticos mais novos desconhecem. Eis o texto, nas palavras do meu querido tio Gerson:

“Ingressei em fevereiro de 1939, como atalaiador, na Associação de Práticos do Porto e Barra de Santos, situada na Praça da República, 8, em Santos, sob a presidência do Sr. Alberto Lopes Marinho; superintendente João Peirão; tesoureiro Nicolo Cervetto; secretário Carlos Stein.”


O cartão-postal do Centro de Santos mostra como era o cais
santista na época em que Gerson passou a fazer parte do
quadro de práticos. Coleção do autor.

“O quadro de práticos era constituído pelos seguintes profissionais: Alberto Lopes Marinho, João Peirão, Nicolo Cervetto, Carlos Stein, Marcelino Mesquita, Antonio Reis Castanho Filho, Constantino Azevedo, Theofilo Quirino, José Domingos Silveira, Edmar Botto de Mello, Achiles Tacão e o praticante de prático Gerson da Costa Fonseca.”

“Gerson foi aprovado em concurso realizado na Capitania dos Portos, em Santos, em banca examinadora formada pelo capitão-de-mar-e-guerra (CMG) Silvio de Noronha e pelos práticos Theofilo Quirino e João Peirão.”


Gerson orientou e conduziu navios de todos os tipos, como as belonaves
vistas no cartão-postal acima: Esquadra americana, em visita a Santos. À
esquerda, o famoso guindaste Sansão da Cia. Docas de Santos. Col. do autor.

“Ao todo eram 14 práticos e dois praticantes de práticos – Carlos Stein e Achiles Tacão, que passaram para a categoria de práticos, a seguir.”

“Passei a ser prático da Barra e Canal de Santos em 1942. De 1939 a 1940, atuei como atalaiador da Praticagem de Santos, profissão exercida no posto situado no Monte Serrate, junto a outro posto particular que tinha o nome de Posto Semafórico.”

Clique aqui para ler a segunda parte desse artigo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!