Foi com pesar que recebi, em 25 de janeiro de 2012, de um dos diretores da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), a notícia do falecimento do prático José Console, aos 88 anos, que deixou esposa e cinco filhos.
Fotografia do comandante José Console, clicada na praticagem.
Foto: J. C. Rossini.
Console era capitão-de-longo-curso da Marinha Mercante. Iniciou a carreira em 1943. Participou de comboios navais durante a Segunda Guerra Mundial nos navios Cuyabá, Gavealóide e Recifelóide.
Esteve a serviço, durante longos anos, no Lloyd Brasileiro. Comandou os navios Bandeirante, Bocaina, Joazeiro, Lóide Panamá e Uça.
Os amigos José Console e Gerson da Costa Fonseca (falecido em fev.2010),
fotografados durante a festa de 91 anos de Gerson. Na oportunidade,
foi lançado um livro familiar, sobre as atividades de prático. Foto: do autor.
Foi um dos primeiros presidentes da Soamar e empresário do ramo náutico.
De todas as atividades exercidas na carreira, a de prático do Porto de Santos foi muito marcante.
Conheci José Console quando eu ainda era menino, por volta de 1957, durante aniversário do meu tio - por afinidade - Gerson da Costa Fonseca, também prático da barra, como era chamado o profissional naquela época.
Práticos da velha guarda, reunidos durante churrascada na
antiga praticagem. Em pé: José Console, Ismael Castanho,
Frederico S. Bento, Mário de Azevedo, Carlos Stein, Aquiles
Tacão e Alberto Carlos Praça. Sentados: Felipe Schechter,
José Domingos Silveira, Gerson da Costa Fonseca e Raul
Marinho de Mesquita. Do grupo ainda vivem Ismael Castanho
e Raul Marinho de Mesquita. Col. do autor.
A minha aproximação maior com Console se deu em 1969, quando prestei exame para a categoria de praticante de prático, com o seu sobrinho, Lélio Console Simões, que tempos depois passou a ser prático, juntamente com o irmão Júlio Console Simões.
Naquela época, passei a ir quase diariamente à Praticagem de Santos no intuito de obter mais conhecimentos para o difícil e concorrido exame.
Visão do Porto de Santos na época em que Console entrou
para a praticagem santista - 1956. Col. do autor.
Um prático que me ensinava manobras, particularidades do canal de acesso ao Porto, como: efeitos de ventos, correntes, marés, reversas, baixios, pedras submersas e tudo pertinente à zona de praticagem. Externo a minha eterna gratidão a José Console!
O comandante Console, como eu o chamava, me auxiliou imensamente com informações para artigos que escrevi para A Tribuna, para o site Mirante Mundi e para o que escrevo atualmente, Portogente, principalmente com informações do Lloyd Brasileiro e da Companhia Nacional de Navegação Costeira.
O Nopal Express, da armadora Nopal Lines, foi um dos milhares de
navios orientados por Console nas manobras de atracação/desatracação,
bem como a condução pelo canal do cais santista. Anos 50. Col. do autor.
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