Quarta, 17 Abril 2024

A Festa da Libertação, a Páscoa é um dos feriados móveis do nosso calendário. Acontece no primeiro domingo depois da lua cheia e, dependendo do ano, entre 22 de março e 25 de abril. Antes de Moisés (história bíblica), era um ritual que festejava a chegada da primavera entre os pastores nômades.

Tempo: Nas metrópoles de Londres e Paris, no século XIX, “...os trabalhadores dos escritórios que contavam os passos à espera do horário do trabalho, os carregadores que corriam desajeitados, as lavadeiras com suas trouxas de roupa, os carteiros de porta em porta. Todos disciplinados pelo novo senhor das cidades, aquele que dita o ritmo das atividades, que faz com que o agora seja o oposto do depois: o tempo”.

O espaço destinado à vida da sociedade moderna apresentou diversos modelos urbanísticos de acordo com os valores de cada povo. Metrópoles européias, norte-americanas, latino-americanas ou asiáticas criaram padrões de organização material e de desenvolvimento, seguindo a lógica de seus sistemas produtivos e contextos históricos.


Homens em carroça, Londres

Em meados do século XIX, com o acelerado processo inglês de industrialização, Friedrich Engels denunciava a degradação das zonas urbanas operárias de Londres e Manchester. Na mesma época, Charles Baudelaire revelava o sofrimento do homem moderno em Paris onde a vida espiritual estava em desarmonia com o progresso material. Eram recentes as obras de Napoleão III executadas pelo Barão de Haussmann.

Imagem: Art History Archive

Paris de Haussmann, 1860

O historiador americano Lewis Mumford, em sua obra “A cidade na história” (1961) antecipava as contradições da metrópole que expulsa a crescente população operária de suas áreas bem servidas, expande o território mal urbanizado e provoca as carências de infraestrutura e serviços como a escassez de água, de assistência de saúde, de transporte e tantas outras.

A estrutura dos burgos, que cresceram durante o Renascimento, pouco havia mudado com o advento da Revolução Industrial dos anos 1800. Antigas edificações em ruas estreitas, problemas sanitários, econômicos e culturais. O crescimento populacional não era compatível com a velha estrutura das pequenas cidades comunitárias. As migrações às cidades maiores aumentaram e a pobreza dentro e ao redor destes centros também.

E hoje, como garantir que as necessidades e aspirações das comunidades consigam ser contempladas através do planejamento urbano?

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!