Sexta, 22 Novembro 2024

As diversas fases da pintura do artista plástico Manabu Mabe, considerado um mestre do abstracionismo, encontram-se representadas na exposição de 30 serigrafias, na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. Forte erguido no século XVI e tombado desde 1964 como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

  Foto: Guaraparivirtual

Vento vermelho foi a última criação do artista. Guará vermelho (Eudocimus ruber) é a ave que ilustra o mês de fevereiro de 2008 no calendário “Aves e Pássaros na Baixada Santista”, produzido pela Universidade Santa Cecília, tendo como tema desenhos de vetor da professora Simone Marie Wagemaker.

 

Simone nasceu nos Países Baixos (Holanda) e desde 1960 passou a viver no Brasil. Suas obras surrealistas retratavam simbolicamente a existência humana. No final dos anos 80, tomou corpo a fase de representação de animais silvestres da Mata Atlântica (especialmente os ameaçados de extinção). No ano de 1997, juntamente a outros pesquisadores, iniciou o trabalho de observação e representação sistemática da avifauna da Costa da Mata Atlântica.

Muitas curiosidades foram registradas, como os telhados recobertos de branco do Mercado de Peixe na Ponta da Praia. Talvez você também tenha percebido, num sábado à tarde, ao voltar do Guarujá, saindo da balsa, os bandos de garças brancas e alguns solitários socós-dorminhocos, que já aprenderam que o local é fonte de alimento. As aves freqüentam o Mercado em busca dos restos de peixe.

 

Garças-brancas-grandes (Casmerodius albus), garças-brancas-pequenas (Egretta thulla) e socós-dorminhocos (Nycticorax nycticortax) são animais relativamente comuns na costa brasileira. No entanto, no meio urbano, despertam a atenção de muita gente. Alguns motoristas ainda viram a cabeça para melhor visualizar essas aves que já viraram atração turística.

 

No portal “Aves no Porto”, podemos ver que os telhados brancos do Mercado de Peixe apontam para uma relação entre homens e animais, como se aquelas aves e os trabalhadores do Mercado do Peixe estivessem tentando estreitar uma amizade há muito perdida no tempo... Fica a dúvida: continuaria esta uma convivência harmoniosa, na qual os visitantes que chegam do Guarujá podem observar uma cena no mínimo pitoresca, ou deveríamos nos preocupar que as aves possam causar acidentes com os carros que entram e saem da Balsa?

 

A página elaborada pela professora Simone Marie também oferece ao usuário informações sobre o Porto de Santos, as aves que o habitam, além de opções de entretenimento, com jogos, quebra-cabeças e animações, com o objetivo de ensinar crianças de forma lúdica. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o técnico de informática João Benvenuto Viana, webmaster do site Guia Guarujá, e com o biólogo Bruno de Almeida Lima.

 Foto: Bruno Rios 

A professora holandesa, ambientalista e artista plástica, que insistia em manter o olhar cosmopolita para uma renovação deste mundo, faleceu, aos 70 anos, no último dia 22. Deixou uma lacuna no Curso de Multimídia da Unisanta, onde coordenava o projeto “Aves no Porto”. O nome de Simone Marie está hoje impresso nos remanescentes de mata, restinga e manguezal, vivendo com a esperança da biodiversidade da fauna.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!