Quinta, 25 Abril 2024

 Foto: www.not1.com.br
Londres, sede das Olimpíadas-2012, é mais um (bom!) exemplo de grandes eventos alavancando requalificações urbanas: novos bairros, sistemas de transporte coletivo, parques, eco-construções... e, bem menos divulgado, um novo megaporto. Sim! Ali no coração da milenar região metropolitana!

* Antaq quer discutir superporto de águas profundas com autoridades do Espírito Santo
* Porto de águas profundas na Paraíba?

London Gateway”, porto de águas profundas (via dragagens em rio outrora poluído), receberá até navios conteineiros de última geração (15.000 TEUs). Terá cais de 2,7 km (10 a 12 navios) e movimentação anual prevista de 3,5 milhões de TEUs (quase como todos os portos brasileiros, juntos). Em implantação desde 2010, no Rio Tâmisa-Norte, distante 35 km do lendário “Big Ben” (algo como da Pça. da Sé, em São Paulo, ao seu Aeroporto Internacional ou à Represa Billings).

Na sua retroárea, o complexo inclui plataforma logística e centro empresarial, em leiaute racional e cuidado paisagística e ambientalmente; numa área de 6,1 milhões de m2 (pouco inferior à utilizada pelo Porto de Santos); a maior parte dela criada por aterro. Prevê-se investimentos de £1,5 bilhão, co-financiados pela União Europeia, e a geração de 12.000 empregos diretos e 30.000 indiretos.

Foto: www.londongateway.com

London Gateway em construção em foto tirada no final de abril de 2011

Concebido para ser o principal centro logístico do País, terá uma nova ferrovia implantada e uma autoestrada que o conectará ao “rodoanel londrino” (a partir daí, à rede radial de rodovias da Ilha). Tal articulação, estima-se, promoverá a redução diária de 2.000 caminhões em circulação e, com isso, menos 150.000 toneladas de CO2 deixarão de ser lançadas anualmente na atmosfera.

O projeto é parte do “Trans-European Transport Network (TEN-T)”, plano de multiobjetivos (explicitados e articulados!) de mobilidade, logística, ambiental e de requalificação urbana e regional, com metas (quantificadas!) até 2050. Nele incluem-se as “Motorways of the Sea”, sistema integrado de navegação marítimo-hidroviário.

Para nós, brasileiros, parece ficção: porto metropolitano, aterro aquático, dragagem, intermodalidade, articulação intersetorial, planejamento de longo prazo, metas, celeridade (decisões + licenças + obras). E, ainda, numa Europa, dizem, em crise...

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!