Nas últimas semanas, foram apresentados artigos com discussões voltadas ao ordenamento urbano, norteado por ideias e soluções para uma gestão urbana coesa e eficiente.
* Ordenamento Urbano – Sustentabilidade Habitacional
* Ordenamento Urbano – Análise e Implementação
* Ordenamento Urbano – Modelo de urbanização
* Ordenamento urbano, o problema
Hoje será apresentada uma pequena discussão ilustrando a relação entre o investimento em infraestrutura e a política, que tem o dever de gerenciar este investimento.
A figura abaixo representa uma obra de infraestrutura na cidade de São Paulo, campeã brasileira de investimento nesta categoria. Percebe-se na figura o tamanho da obra e do investimento, que tem como principal objetivo desafogar o trânsito na capital paulista.
São Paulo, campeã brasileira em investimento em infraestrutura
Em tempos de “milagre brasileiro”, podemos visualizar obras como esta, não só em São Paulo, mas nas principais cidades brasileiras. Fica então uma questão: “Durante quantas horas ao dia, o rendimento neste tipo de obra atinge sua capacidade total?”
Sabe-se que apesar da complexidade de algumas obras de infraestrutura, essas são executadas em uma pequena parte do dia, nos horários considerados de pico. Estes períodos de intensa movimentação ocorrem em função dos horários das atividades e serviços de uma cidade, que obrigam um grande número de pessoas a se deslocarem para o mesmo lugar e no mesmo momento.
O resultado de tantas convergências pode ser identificado, por exemplo, nos problemas de transporte, que geralmente são sanados (por um período) com “grandes e caros remédios” que são as obras de infraestrutura.
Uma solução prática para a diminuição de pico no trânsito é a flexibilidade nos horários de trabalho, que possibilita aos trabalhadores chegarem e partirem em momentos distintos, gerando a diminuição da vazão de veículos nos períodos de maior movimento. A adoção de medidas como esta proporciona a melhoria do uso da infraestrutura, que será por mais tempo utilizada em sua capacidade de projeto.
Ficam ainda algumas questões: “Onde estão as políticas públicas?”; “O que conquista mais votos dos eleitores brasileiros, uma mudança de comportamento, no caso o comportamento dos trabalhadores, ou uma obra de infraestrutura faraônica?”.