Quarta, 24 Abril 2024

1. Conceito

Todos pagam tributos, seja diretamente ou indiretamente. A carga tributária é a quantidade de tributos que incidem em uma atividade qualquer, eles existem em praticamente todos os serviços e produtos que consumimos, entretanto, isso muitas vezes não fica claro ou não se é dada muita atenção.

Podemos constatar o quanto se é pago em tributos pela nota fiscal que é emitida quando se é efetuada uma compra. Muitas vezes, também, estabelecimentos evidenciam, em placas e/ou avisos, a porcentagem de tributos que incidem em seu serviço/produto. Alguns exemplos da carga tributária embutida dentro do preço de alguns produtos são:

  1. Vodca: 82%
  2. Cigarro: 80%
  3. Jogos: 72%
  4. Whisky: 61%
  5. Casamento no Civil: 17%
  6. Cebola: 16%
  7. Sal: 15%
  8. Jornal: 14%

Em qualquer comércio, a carga de tributos que o proprietário tem que pagar é diluída em seus produtos para que, assim, seu lucro seja positivo e ele consiga manter o pagamento de tributos em dia. A carga tributária é acumulativa, se um local ou pessoa pratica o fator gerador para ter que pagar tal tributo, ela será cobrada mesmo que já tenha outros tributos a pagar.

Os tributos são divididos entre Tributos da União, dos Estados ou dos Municípios. É certo que estes três entes políticos podem instituir os Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria, porém apenas à união cabe instituir Empréstimo Compulsório e Contribuições Sociais.

carg tribut fig 1

Segundo o Site Impostômetro, no ano de 2011 foi arrecadado cerca de 1 trilhão de reais, o que seria capaz de fazer uma infinidade de coisas, como as demonstradas na imagem.

2. Carga Tributária e o Brasil

A carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo. Temos uma quantidade de tributos equivalentes ao de países desenvolvidos, tal como a Suíça, com cerca de 45%. De acordo com o OCDE, no Brasil, a carga tributária equivale a, aproximadamente, 36,3%. Se compararmos com países da américa latina, temos a Argentina com cerca de 37,3% de carga tributária, sendo a principal cobradora de tributos do continente; em último lugar está a Guatemala com apenas 12,3%.

Click na imagem abaixo e conheça no curso de Direito Internacional Público

curso dip

Saiba mais

O que é Imposto?
Multa é Imposto?
Pis e Cofins: há créditos sobre insumos na atividade comercial?
Notícias Portogente: PNBE é contrário à criação de novos impostos;
Opinião Portogente: Duas grandes tarefas;
Dia-a-Dia Portogente: Crescimento econômico e produtividade portuária;
Opinião Portogente: O novo Reintegra e a compensação de tributos de exportação.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias