1. Conceito
Todos pagam tributos, seja diretamente ou indiretamente. A carga tributária é a quantidade de tributos que incidem em uma atividade qualquer, eles existem em praticamente todos os serviços e produtos que consumimos, entretanto, isso muitas vezes não fica claro ou não se é dada muita atenção.
Podemos constatar o quanto se é pago em tributos pela nota fiscal que é emitida quando se é efetuada uma compra. Muitas vezes, também, estabelecimentos evidenciam, em placas e/ou avisos, a porcentagem de tributos que incidem em seu serviço/produto. Alguns exemplos da carga tributária embutida dentro do preço de alguns produtos são:
- Vodca: 82%
- Cigarro: 80%
- Jogos: 72%
- Whisky: 61%
- Casamento no Civil: 17%
- Cebola: 16%
- Sal: 15%
- Jornal: 14%
Em qualquer comércio, a carga de tributos que o proprietário tem que pagar é diluída em seus produtos para que, assim, seu lucro seja positivo e ele consiga manter o pagamento de tributos em dia. A carga tributária é acumulativa, se um local ou pessoa pratica o fator gerador para ter que pagar tal tributo, ela será cobrada mesmo que já tenha outros tributos a pagar.
Os tributos são divididos entre Tributos da União, dos Estados ou dos Municípios. É certo que estes três entes políticos podem instituir os Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria, porém apenas à união cabe instituir Empréstimo Compulsório e Contribuições Sociais.
Segundo o Site Impostômetro, no ano de 2011 foi arrecadado cerca de 1 trilhão de reais, o que seria capaz de fazer uma infinidade de coisas, como as demonstradas na imagem.
2. Carga Tributária e o Brasil
A carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo. Temos uma quantidade de tributos equivalentes ao de países desenvolvidos, tal como a Suíça, com cerca de 45%. De acordo com o OCDE, no Brasil, a carga tributária equivale a, aproximadamente, 36,3%. Se compararmos com países da américa latina, temos a Argentina com cerca de 37,3% de carga tributária, sendo a principal cobradora de tributos do continente; em último lugar está a Guatemala com apenas 12,3%.
Click na imagem abaixo e conheça no curso de Direito Internacional Público
Saiba mais
O que é Imposto?
Multa é Imposto?
Pis e Cofins: há créditos sobre insumos na atividade comercial?
Notícias Portogente: PNBE é contrário à criação de novos impostos;
Opinião Portogente: Duas grandes tarefas;
Dia-a-Dia Portogente: Crescimento econômico e produtividade portuária;
Opinião Portogente: O novo Reintegra e a compensação de tributos de exportação.