Transporte / Logística

É impossível pensar em vida sem imaginar um coração pulsante. Depois de oito dias embarcados na fragata Rademaker conhecemos o local mais importante do navio: o Centro de Controle de Máquinas (CCM). Quem nos leva com muito prazer ao coração da embarcação é o chefe de máquinas (conhecido como ”chemaq”), capitão-tenente Mário Luiz Machado Brandão.

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Conhecer o universo dos homens do mar é uma aventura que até hoje fascina. São tantos costumes e linguagens que leva algum tempo para mergulharmos neste mundo tão particular.

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Vinte e seis de outubro de 2005. O dia de maior expectativa para toda a tripulação da Rademaker durante a 47ª. Operação Unitas. Era o dia do exercício AAW-13-SF. Era também dia de visita ilustre, do comandante da 2ª Divisão da Esquadra, contra-almirante Carlos Augusto de Sousa. E era dia de ver na prática o resultado de um trabalho de toda uma equipe valente. Definitivamente, um dia de fortes emoções.

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Como foi detalhado na última semana, o serviço de batimetria identifica a profundidade marítima dos berços de atracação de navios e auxilia o planejamento da dragagem (veja a matéria).

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Para planejar e efetuar a dragagem é necessário saber a profundidade dos berços de atracação onde os navios são acostados. O serviço que realiza essa medição é conhecido por poucos e atende pelo nome de batimetria.

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