Quinta, 25 Abril 2024

Em mais uma medida para reduzir o número de acidentes no Porto de Santos – onde só esse ano seis portuários morreram –, a direção da Codesp publicou uma resolução que obriga os operadores portuários a promover o chamado check list antes de toda operação no cais, para evitar a ocorrência de novas tragédias no complexo santista. O texto foi finalmente publicado na última quinta-feira (13), um dia depois da criação do Cenep e do anúncio da compra de simuladores para o treinamento de portuários. Entretanto, como PortoGente antecipou na semana passada, a resolução já estava pronta desde 6 de dezembro, aguardando apenas sua divulgação.

Para o presidente do Sindicato dos Operários Portuários (Sintraport), Robson Apolinário, estes fatos podem ser considerados históricos para os trabalhadores portuários de Santos e de todo o País, que vão – em seu entender – sentir os reflexos das decisões pioneiras em um futuro mais próximo do que se imagina.

“Aqui, muitas vezes o cara aprende a mexer na máquina em pleno serviço. Por isso, a criação do Cenep e a implantação do check list vão ser úteis e se espalharão pelo Brasil. Só espero que o trabalhador seja cobrado a usar o EPI (equipamento de proteção individual) da mesma forma que as empresas precisam ser cobradas a manter seus equipamentos em ordem. Algumas máquinas são muito velhas, alguns navios são totalmente ultrapassados”.

O check list significa que todos os aparelhos serão checados antes das operações. O trabalhador também terá suas responsabilidades. Quem chegar sem o EPI em perfeito estado não poderá trabalhar. José dos Santos Martins, diretor do Sindicato dos Operadores Portuários (Sopesp), informou que a medida estava sendo discutida com a Secretaria Especial de Portos e a Codesp desde o começo do segundo semestre de 2007. “Todas as empresas já estão sabendo disso e, agora, os poucos operadores que não faziam a checagem serão obrigados a cumpri-la, assim como qualquer navio que atracar no cais público”, garante o diretor da entidade.

Procurado pela reportagem do PortoGente, o assessor de Segurança da SEP, Jorge Pimentel, disse que a publicação dessa resolução é mais uma garantia para o trabalhador avulso. “Essa última foi muito produtiva. Na quarta, criou-se o Cenep em Santos e foi anunciada a compra de simuladores. No dia seguinte, uma resolução passa a obrigar o check list antes das operações no maior porto do Brasil. Aos poucos, tudo está saindo do papel. Esperamos que o trabalhador portuário seja o maior beneficiado. Ganhando ele, ganham todos”.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome