Em mais uma medida para reduzir o número de acidentes no Porto de Santos – onde só esse ano seis portuários morreram –, a direção da Codesp publicou uma resolução que obriga os operadores portuários a promover o chamado check list antes de toda operação no cais, para evitar a ocorrência de novas tragédias no complexo santista. O texto foi finalmente publicado na última quinta-feira (13), um dia depois da criação do Cenep e do anúncio da compra de simuladores para o treinamento de portuários. Entretanto, como PortoGente antecipou na semana passada, a resolução já estava pronta desde 6 de dezembro, aguardando apenas sua divulgação.
Para o presidente do Sindicato dos Operários Portuários (Sintraport), Robson Apolinário, estes fatos podem ser considerados históricos para os trabalhadores portuários de Santos e de todo o País, que vão – em seu entender – sentir os reflexos das decisões pioneiras em um futuro mais próximo do que se imagina.
“Aqui, muitas vezes o cara aprende a mexer na máquina em pleno serviço. Por isso, a criação do Cenep e a implantação do check list vão ser úteis e se espalharão pelo Brasil. Só espero que o trabalhador seja cobrado a usar o EPI (equipamento de proteção individual) da mesma forma que as empresas precisam ser cobradas a manter seus equipamentos em ordem. Algumas máquinas são muito velhas, alguns navios são totalmente ultrapassados”.
O check list significa que todos os aparelhos serão checados antes das operações. O trabalhador também terá suas responsabilidades. Quem chegar sem o EPI em perfeito estado não poderá trabalhar. José dos Santos Martins, diretor do Sindicato dos Operadores Portuários (Sopesp), informou que a medida estava sendo discutida com a Secretaria Especial de Portos e a Codesp desde o começo do segundo semestre de 2007. “Todas as empresas já estão sabendo disso e, agora, os poucos operadores que não faziam a checagem serão obrigados a cumpri-la, assim como qualquer navio que atracar no cais público”, garante o diretor da entidade.
Procurado pela reportagem do PortoGente, o assessor de Segurança da SEP, Jorge Pimentel, disse que a publicação dessa resolução é mais uma garantia para o trabalhador avulso. “Essa última foi muito produtiva. Na quarta, criou-se o Cenep em Santos e foi anunciada a compra de simuladores. No dia seguinte, uma resolução passa a obrigar o check list antes das operações no maior porto do Brasil. Aos poucos, tudo está saindo do papel. Esperamos que o trabalhador portuário seja o maior beneficiado. Ganhando ele, ganham todos”.