Transporte / Logística

Na primeira parte da entrevista exclusiva que Portogente publicou na última semana, o diretor de Planejamento da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Ferreira Barco, indicou que sua principal tarefa na nova função criada pela Secretaria Especial de Portos (SEP) será fomentar um projeto de longo prazo para a expansão e desenvolvimento do Porto de Santos. Neta segunda parte, ele aborda a dragagem de aprofundamento do porto santista, os benefícios de propiciar que duas embarcações naveguem simultaneamente no canal do estuário e o privilégio de trabalhar na cidade em que nasceu e que ama, privilégio que boa parte dos jovens que se formam em Santos não tem.

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Outra atividade mantida pela Autoridade Portuária de Roterdã para gerar recursos e que ainda é inexistente entre os portos brasileiros é a prestação de consultoria internacional para 14 portos da Índia, entre outros clientes. Lettieri explica que, devido à falta de espaço para crescer e pela complexidade da instalação de projetos como os Massvlakte I e II, é preciso criar alternativas para ganhar dinheiro fora de da própria cidade.

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Na segunda parte da entrevista com o presidente da Bandeirantes Dragagem, Ricardo Sudaiha, PortoGente mostra quais os caminhos podem ser seguidos pelo Brasil para resolver o problema que atrapalha os planos de crescimento de dez entre dez portos públicos nacionais. Hoje, por exemplo, as chamadas dragagens de aprofundamento e manutenção causam brigas e desavenças no Porto de Paranaguá e aborrecem empresários de outras regiões do País.

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Fatores biológicos, psicológicos e sociais inter-relacionados dão origem à identidade pessoal e ao comportamento interpessoal das pessoas e neste contexto, atores homossexuais estão integrados. Falar de homossexualismo, ainda, causa polêmica na sociedade, mas a escolha dos membros do próprio sexo para relações sexuais e parceria íntima é relativamente comum no mundo. Apesar da presença universal de indivíduos homossexuais, na história e na sociedade, o tema provoca disputa e controvérsia. As discussões, geralmente, são influenciadas por ignorância, medo e fuga, tudo isso dentro de um caldeirão temperado por dogmas morais e religiosos.

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Embora a subdelegada da Delegacia Regional de Trabalho (DRT) de Santos, Rosângela Mendes Silva, tenha dito a este PortoGente que as investigações das mortes de cinco dos seis portuários em 2007 já foram concluídas, as famílias ainda sofrem com a demora para a finalização do laudo e do inquérito policial. Os resultados do exame toxicológico do estivador Rubens da Silva Ruas, que morreu em 1º de junho dentro de um porão de enxofre, ainda se arrastam, confirma sua família. O exame está a cargo do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo.

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