Transporte / Logística

Não é de hoje que a falta de berços para operações de granéis líquidos no Porto de Santos provoca uma longa espera de navios na Barra. Pelo menos 30% das embarcações que têm como destino o Porto de Santos aguardam mais de 72 horas para atracar, o que ocasiona perdas incalculáveis não só para as empresas envolvidas nas operações de embarque e desembarque como para outras que acabam sofrendo as consequências desse estrangulamento.

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O Porto de Leixões, em Portugal, foi o primeiro a ser visitado pela Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis, Cesportos de Santa Catarina. A visita é a primeira de uma série de três visitas a portos europeus tendo como objetivo a segurança portuária.

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O Sindicato dos Ferroviários de Trens de Passageiros da Sorocabana (Sinferp) informa ter recebido a visita de Olivier Hauchard, conseil Brésil da Lohr Industrie (França), nesta semana, para a apresentação de detalhes do Translohr, um VLT sobre pneus.

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A dois anos da Copa, as discussões sobre as ações necessárias para melhorar a mobilidade urbana nas cidades-sede não param de crescer. No Distrito Federal, quarta região mais populosa do país, os desafios são muitos. Como reduzir o caos instalado nas principais vias de acesso a Brasília, cada vez mais próximas da saturação? Como diminuir os transtornos à população? Como oferecer transporte coletivo de qualidade e diminuir os engarrafamentos?

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O programa “Conformidade Gerencial de Resíduos Sólidos e Efluentes dos Portos”, criado pela SEP (Secretaria de Portos), chega ao estado do Espírito Santo. A equipe de pesquisadores do Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe/UFRJ, responsável pela coordenação dos trabalhos, estará Porto de Vitória na próxima segunda-feira (14/05). O programa, criado para identificar resíduos em 22 portos brasileiros, está contemplado nas ações do PAC 2 com recursos de R$ 16 milhões. Esta primeira fase de diagnóstico terá duração de um ano e ao fim deste prazo trará não apenas soluções para melhor coleta e gestão dos resíduos deixados pela operação portuária como sugestões para seu uso comercial. Para fazer este diagnóstico, os pesquisadores do PPE contam com a ajuda de profissionais locais. Está sendo estabelecida uma Rede de Competências, formada por Universidades Federais e Estaduais, Institutos de Pesquisas e consultorias especializadas.

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