Quinta, 28 Março 2024

O senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, está confiante de que a inclusão de ramal na Transnordestina na Paraíba também será contemplada no projeto de desenvolvimento do Governo Federal. Ele está solicitando, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), audiência pública para debater a ferrovia. “Esta é uma bandeira de luta que assumi na condição de Senador da República e vou lutar até o fim com todas as minhas forças até ver o projeto realizado”, afirmou.

Para Vital, a Paraíba não poderia ter ficado fora da Transnordestina dado a sua importância econômica para o desenvolvimento do Nordeste. Ele lembrou que o projeto original incluía o estado paraibano na rota da ferrovia. Prova disso é que um monumento foi erguido na cidade de Cabedelo ao lado do Porto com o mapa do empreendimento e os dizeres “aqui começa a Transnordestina”.

Uma das mais importantes obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Nordeste, a Ferrovia Transnordestina mudará a realidade da região onde serão instalados 1.728 Km de trilhos que cortarão os Estados de Piauí, Pernambuco e Ceará.

O parlamentar paraibano observaz que a Transnordestina é um dos feitos mais significativos na história da economia brasileira, um empreendimento de porte gigantesco que, sem dúvida alguma, contribuirá decisivamente para a redução de nossas desigualdades regionais e sociais. “Não podemos aceitar que a Paraíba fique excluída desse projeto” afirmou.

Conforme destacou o senador, a inclusão de um ramal da ferrovia no território paraibano promoverá a interligação do Porto de Cabedelo aos portos de Pecém e Suape, além do de Itaqui, no Maranhão e elevará em muito a capacidade de escoamento da produção de vários Estados, beneficiando o conjunto da Região Nordeste.

O parlamentar revelou que já solicitou a presidenta Dilma Rousseff alteração no projeto notadamente na bitola métrica da ferrovia com forma de garantir que o ramal passe por dentro da Paraíba. Vital disse que tem travado com a presidente Dilma e com a ministra do Planejamento Miriam Belchior um trabalho para que haja um investimento na ordem de R$ 2 bilhões para transformar a bitola métrica em uma bitola mista, permitindo assim que a Paraíba seja inclusa no ramal da Transnordestina integrando o eixo do Ceará com o porto de Cabedelo.

O senador não tem dúvida que a Transnordestina será o vetor estruturante e logístico que trará desenvolvimento do Nordeste, e, particularmente para a Paraíba. Segundo cálculos do senador serão 600 quilômetros de ferrovia no trecho que compreende Cabedelo até Cazajeiras cortando todo o Estado. ”Sem dúvida o projeto de construção da ferrovia Transnordestina impulsionará de vez, o processo de desenvolvimento econômico do Estado”, disse.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome