O Sindicato dos Ferroviários de Trens de Passageiros da Sorocabana (Sinferp) informa ter recebido a visita de Olivier Hauchard, conseil Brésil da Lohr Industrie (França), nesta semana, para a apresentação de detalhes do Translohr, um VLT sobre pneus.
Embora sobre pneus, e não sobre rodas de aço, o Translohr é um veículo genuinamente ferroviário, pois atua como um meio de transporte sobre trilho.
Foto: Divulgação Lohr
O Translohr é "um bonde com pneus" que trafega
em um trilho central que serve como guia
Duas rodas de aço revestidas de borracha ficam “abraçadas” a um trilho, cujo boleto (parte superior) fica praticamente no nível da superfície (rua, pista ou avenida), e guia a direção dos carros. Os detalhes podem ser vistos na imagem abaixo.
Os pneus, de acordo com Hauchard, são convencionais, encontrados com facilidade no mercado e permitem silêncio na rodagem, uma vez que as vibrações são por eles absorvidas, além da suspenção pneumática. Permite também ao VLT superar aclives de até 13%. A frenagem é a disco - com ABS - em todas as rodas. Os pneus também tornam o VLT mais leve.
O VLT Translohr é elétrico e dotado de baterias para circular por alguns trechos onde a rede aérea poderia apresentar inviabilidade técnica ou agressão paisagística/ambiental, como em lugares históricos, por exemplo, até novamente alcançar a rede e a ela conectar-se pela catenária.
Tem dimensões menores do que as dos VLTs convencionais, justamente para ocupar menor espaço nas ruas e avenidas, além das garagens. Apenas 2,20 m de largura e 3,10 m de altura. Por ser um veículo urbano, suas “caixas” têm 70% de transparência (vidro). Movimenta-se em raio de 10,5 m, o que é excelente para fugir das desapropriações.