A Embraer entregou 30 jatos para o mercado de aviação comercial e 52 para o de aviação executiva, sendo 38 jatos leves e 14 jatos grandes, ao longo do quarto trimestre de 2014 (4T14). Assim, a Empresa encerrou o ano com 92 aeronaves entregues para o mercado de aviação comercial e 116 entregues para o mercado de aviação executiva, sendo 92 jatos leves e 24 jatos grandes. Já a carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) totalizava USD 20,9 bilhões em 31 de dezembro.
De acordo com o levantamento realizado pela NTC&Logística, mais de 100 municípios brasileiros já possuem algum tipo de restrição para a circulação de caminhões nas vias urbanas. Segundo as avaliações da consultoria ILOS, as principais medidas adotadas são: áreas ou vias de restrição de circulação e de carga e descarga; horários de restrição de circulação para carga e descarga; rodízio de placas; tamanho e peso dos veículos e impacto sobre os custos.
Se a performance do PIB brasileiro não vai ser incluída entre as boas notícias nas tradicionais retrospectivas de 2014, o setor de logística nacional certamente será, pelos seus resultados e projeções. De acordo com um estudo do BNDES, um dos raros disponíveis, deveria crescer 57% entre 2013 e 2017 e com as concessões governamentais nos últimos anos a taxa de investimentos em logística poderia alcançar 22,2% do PIB nacional, em 2018. Algumas empresas ilustram muito bem o que é “surfar na onda” do bom desempenho do mercado de logística verde e amarelo.
As empresas de energia poderão receber um estímulo para compartilhar sua infraestrutura com empresas de transmissão de dados. Esse é o objetivo do Projeto de Lei do Senado (PLS)428/2014, que está em análise na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).
A Alstom, como líder do Consórcio Frota POA, entregou o último dos 15 trens do contrato com a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), assinado em 2012. Após sua entrada em operação, este colaborará para as melhorias na mobilidade urbana da cidade de Porto Alegre.