O terminal de logística de carga (Teca) do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (PA) registrou crescimento de 18% no número de toneladas exportadas durante o primeiro semestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses de 2016, foram processadas 302 toneladas de cargas destinadas à exportação contra as 255 toneladas de 2015.
Esse incremento está associado ao aumento do número de voos internacionais que operam no Aeroporto de Belém. No primeiro semestre de 2016, o terminal registrou crescimento de 44,8% de pousos e decolagens, oferecendo ao exportadores paraenses voos diretos para Caiena (Guiana Francesa), Lisboa (Portugal) e Miami (EUA).
Os principais produtos exportados no primeiro semestre de 2016, por meio do Teca de Belém, foram peixes ornamentais, bexiga de peixe e polpa de frutas.
Para Emanoel Leite Junior, coordenador de Negócios em Logística de Carga do Aeroporto de Belém, os bons resultados alcançados na exportação nesse primeiro semestre de 2016 seguem a tendência nacional de superávit na balança comercial brasileira. “A valorização do dólar frente ao real favoreceu as exportações. Além disso, a consolidação de voos ligando diretamente Belém à Europa e aos Estados Unidos possibilitou a redução dos custos com frete e o tempo de transporte, contribuindo também com a abertura de novos mercados para os exportadores paraenses”, destacou.
Abibe Ferreira, superintendente do Aeroporto Internacional de Belém, destacou que os números ratificam o quão importante é o setor exportador no Pará. “Da nossa parte, mantemos a infraestrutura pronta para receber mais demandas a fim de possibilitar um crescimento ainda maior de nossas exportações e do movimento operacional no setor internacional", pontuou.