"Não virá tanto investimento externo quanto eles (o governo) esperam", diz o professor Evaido Alves, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). "Não acho que haverá leilões vazios, mas a concorrência não será acirrada." "Para trazer dólares lá de fora, será preciso oferecer taxas internas de retorno maiores para os empreendimentos e aumentar a estabilidade jurídica e administrativa nos processos de concessão", díz o professor Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral. Ele acha que abaixa rentabilidade oferecida oelos empreendimentos, somada a um ambiente político desfavorável as concessões por causa das manifestações recentes, "chacoalham" o interesse do investidor externo.
Executivos da Latam alegam que desvalorização do Real é o principal fator que resultou no prejuízo milionário. A este revés se acrescentam uma multa no Canadá por manipular os preços de seu serviço de carga e as dificuldades da Lan na Argentina, onde deverá deixar em breve um hangar estratégico em Buenos Aires por ordem das autoridades.
A gestão do espaço público no Brasil vive em contradição. Enquanto autoridades e pesquisadores das maiores cidades do País se desdobram para aperfeiçoar a mobilidade urbana e criar áreas agradáveis para pedestres, pouco é feito para melhorar a qualidade do transporte coletivo e para conter as vendas de automóveis.
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados anunciou nesta segunda-feira (20) que a audiência pública na qual o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, dará esclarecimentos sobre a publicação da Portaria 38, de 14.03.2013, que autoriza a Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP) a desenvolver projetos e estudos de viabilidade para subsidiar a Secretaria de Portos, será realizada no próximo dia 28 de agosto.