No início da década de 1990, a VASP foi privatizada e iniciou uma agressiva expansão internacional, incluindo destinos nos Estados Unidos, na Ásia e na Europa. No entanto, a empresa não conseguiu sustentar o crescimento por muito tempo. Aos poucos, os aviões ficaram ultrapassados, os salários dos aeronautas atrasados e a VASP adquiriu uma dívida impagável.
Não é só no Estado do Rio de Janeiro, mas, também no Espírito Santo que não param de chegar projetos de terminais portuários com a finalidade de servirem de apoio às atividades de exploração de petróleo no litoral brasileiro.
A Secretaria de Portos (SEP) contrariou as próprias regras ao estabelecer ressarcimento de R$ 2,87 milhões a estudos e projetos da Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP) para duas áreas já em operação no Porto de Santos.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) está do centro dos debates desse regramento. Os interessados em uma determinada área portuária podem solicitar a autorização, junto ao poder concedente, para produzir o Estudo e terão o investimento ressarcido caso o documento final seja utilizado para a licitação da área. De acordo com a Antaq, os projetos de arrendamento devem atender o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do porto que receberá o empreendimento, buscando otimização no aproveitamento da infraestrutura portuária.
O nome de Passos para a diretoria da EPL foi aprovado na última sexta-feira (25) pelo Conselho de Administração da empresa. Depois de deixar o Ministério dos Transportes, em abril, Passos havia sido indicado pela presidenta Dilma Rousseff para exercer o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Mas, na última quarta-feira (23), a sabatina de Passos na Comissão de Infraestrutura do Senado foi adiada, a pedido do próprio indicado.