Os portos brasileiros, apesar das dificuldades econômicas que se apresentam ao País e no mundo, entraram o ano de 2015 dispostos a superarem problemas e dificuldades com vultosos recursos. O segundo principal porto de carga não conteinerizada do País, o de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, quer investir na ampliação do canal de acesso, principalmente, e também na área de segurança. O presidente do porto, Paulo Corsi, aposta que os investimentos vão permitir um crescimento ainda maior. Ele lembra que, em 2014, a inauguração do novo berço, o aumento de faturamento e a renovação da delegação ao Governo do Estado foram os pontos mais positivos. “Tudo isso nos permite planejar aportes e ajustes capazes de impulsionar ainda mais o crescimento.”
A empresa Cattalini Terminais Marítimos prepara-se para explorar instalação portuária, na modalidade de terminal de uso privado (TUP), em Paranaguá (PR). O contrato foi assinado, no dia 17 último, seguindo a Lei 12.815/2013, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Esforços conjuntos do governo federal, estadual e da Autoridade Portuária para investir no Complexo Portuário de Itajaí o preparam para as demandas do mercado. O engenheiro Marcelo Werner Salles, ex-presidente do Conselho de Administração Portuária (CAP) de Itajaí, adiantou ao PortoGente parte dos temas que irá tratar na reunião desta quarta-feira (25/3), na Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, Santa Catarina. Na reunião serão debatidos o conjunto dos planos e ações da Secretaria de Estado e Infraestrutura para o porto.
Uma comitiva chinesa da província de Shanxi e representantes do complexo siderúrgico Tisco e da fabricante de máquinas pesada TZ estiveram, na última semana, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) com o objetivo de ampliar as trocas comerciais com o estado. A China é o segundo destino das exportações catarinenses, somando, em 2014, um total de US$ 978,7 milhões. A China é o principal parceiro de quem Santa Catarina importa produtos, que totalizou, no ano passado, US$ 5,21 bilhões. Entre os fatores que favorecem a prioridade para Santa Catarina está a avaliação da excelente infraestrutura portuária do estado.
No início deste mês foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, sem vetos, a lei 13.103/15, popularmente conhecida como “Lei do Motorista”. Com ela, ocorrem mudanças importantes no transporte de cargas, que afetam tanto empresas do setor quanto motoristas. O Setcepar promoverá palestra sobre o assunto com o consultor jurídico do sindicato, Luis César Esmanhotto, no dia 23 de março, segunda-feira, 19 horas.