Crescimento de 5,5% ao longo de oito anos. Crescimento de 13% durante a crise econômica mundial de 2009, enquanto a China cresceu 10% no mesmo período. Tudo isso pode ir por água abaixo com o fim do Fundo para o Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap), incentivo às importações e exportações. A preocupação é do deputado estadual Luciano Rezende (PPS), que teme pela continuidade do desenvolvimento e crescimento do Espírito Santo.
O licenciamento ambiental do Terminal Marítimo Mar Azul, que a Norsul pretende instalar na Baía da Babitonga [foto], em São Francisco do Sul (Santa Catarina), enfrenta uma batalha ambiental desde 2007. Na ocasião, a Associação Ecológica Carijós (Ameca) entrou com ação junto ao Ministério Público e paralisou o processo. Em fevereiro último, o movimento enviou documento ao presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Ibama) manifestando a contrariedade das entidades com a instalação do empreendimento que prevê um píer de 1,450 km, atravessando a baía de Babitonga, em Área de Preservação Permanente (APP) e berçário marinho.
“Perdemos a era do ouro, a era do café e podemos perder a era da logística”. A crítica é do ex-presidente da Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (Codesa), Henrique Zimmer, sobre o que vem sendo veiculado sobre o setor portuário no estado. “Existem forças internas (poucas) e externas (muitas) que não querem que o Espírito Santo continue seu desenvolvimento. É necessário que se faça uma cruzada contra os adversários”.
A Petrobras, por meio de sua assessoria de imprensa, divulgou nota de esclarecimento, no final da tarde desta terça-feira (12), sobre o preço dos combustíveis praticados no País. A BR Distribuidora, líder do mercado brasileiro há 40 anos, reafirma que sua atuação na revenda de combustíveis é pautada permanentemente pelas melhores práticas comerciais, pela ética e pelo respeito ao consumidor, e se diz disponível a prestar os devidos esclarecimentos às autoridades competentes.