Em fase final da construção civil de sua fábrica de Veículos Leves sobre Trilhos, a Alstom avançou com a montagem e instalação dos equipamentos responsáveis pela movimentação de carga na produção dos trens. As pontes rolantes, finalizadas recentemente, atuam transportando toda a carga ao longo do galpão. No total, são três pontes que medem entre 25 e 26 metros e possuem capacidade de até 10 toneladas. O transborder, que está em fase de montagem, é o maior equipamento estrutural da fábrica, medindo 48 metros e com capacidade de 144 toneladas. Ele será responsável por realizar a transferência de uma composição completa entre as linhas da fábrica. Além disso, também foram implantadas, nesta fase, três mesas giratórias, chamadas turn table e mais três JibCranes que estão localizados, especificamente, no fitting, que é considerada a principal fase do processo produtivo.
A Hamburg Süd celebrou, na última semana, o batismo de mais um navio da classe denominada “San”. A cerimônia do “San Clemente” foi realizada na Marina Bay Cruise Center, em Cingapura, e contou com a presença de clientes e parceiros de negócios. A madrinha do porta-contêineres é Wietske Willemijn Wage, esposa de Niels Wage, vice-presidente de marketing e frete da empresa BHP Billiton.
A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou o resultado da 18.ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, que avaliou 98.475 quilômetros, que correspondem a toda malha rodoviária federal pavimentada e alguns trechos estaduais. O estudo qualificou como regular, ruim ou péssimo quase metade do pavimento das rodovias brasileiras. Em relação à superfície do pavimento, 44,7% está desgastada.
Com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade das rodovias do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) lança o aplicativo “Eu-Vi”. A ferramenta permite que motoristas e passageiros fiscalizem, em tempo real, as condições das rodovias, comunicando a Agência sobre os problemas constatados durante viagens ou sugerindo melhorias. É o poder do usuário das rodovias na palma da mão. O programa abrange os 6,4 mil quilômetros de pistas sob concessão em todas as regiões do Estado – o que inclui rodovias de importância nacional como a Bandeirantes, Raposo Tavares, Anhanguera, Rodoanel, Castelo Branco, Anchieta, Imigrantes, entre outras. O “Eu-Vi” está disponível para os sistemas iOS (iPhone) e Android. Com o aplicativo, os usuários das rodovias paulistas poderão fazer fotos ou vídeos de 10 segundos que serão georeferenciados para registrar diversas situações como buraco no asfalto ou placas danificadas (veja lista completa abaixo). Em seguida, ele poderá fazer um comentário relatando a ocorrência ou sugestão. O registro será enviado diretamente para a agência reguladora paulista, que irá acionar a concessionária responsável pela rodovia para responder e solucionar o problema. Pelo contrato de concessão, as empresas têm prazos estipulados para dar solução a cada tipo de problema que apareça na rodovia sob sua administração. Se este prazo for desrespeitado, está prevista punição, que varia de autuação, multa e até mesmo perda da concessão. Já para o usuário, as concessionárias terão prazo de até 10 dias para enviar resposta.
A Embraer inaugurou, oficialmente, no dia 21 último, a expansão do seu Centro de Engenharia e Tecnologia de Minas Gerais (CETE-MG), localizado nas instalações do Centro de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte.