O Rio de Janeiro foi a primeira cidade da América do Sul a andar sobre trilhos. Movidos a tração animal, os primeiros "carris", nome adotado em Portugal para os primeiros bondes, entraram em operação em 1859 em sistema desenvolvido pelo médico inglês Thomas Cochrane, fundador da Companhia de Carris de Ferro da Cidade à Boa-Vista na Tijuca. Na década de 60, à frente da direção da companhia que depois passou a se chamar Companhia Ferro-Carril da Tijuca, o Barão de Mauá fez a primeira experiência com bondes a vapor. Aos poucos, o sistema de transportes ganhou espaço. A partir de 1892, a alimentação elétrica extingue as trações animal e a vapor.
O setor portuário brasileiro (portos organizados + terminais privados) movimentou 224,8 milhões de toneladas brutas. Isso representou um crescimento de 2,5% em relação ao primeiro trimestre de 2014. Essa porcentagem correspondeu a um acréscimo de 5,5 milhões de toneladas movimentados.
No lançamento da segunda etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL), no dia 9 de junho último, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, foram anunciados investimentos no Estado do Paraná, que receberá recursos para dois modais: o rodoviário e o portuário. Está planejado, já em 2015, recursos no valor de R$ 4,5 bilhões para a concessão do trecho de 460 quilômetros, que inclui as BRs-476/153/282/480, ligando Lapa a União da Vitória, seguindo até Chapecó e à divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) vem empreendendo esforços para superar o pessimismo dos empresários do setor do Estado. Os indicadores revelam a estagnação da produção industrial em baixos níveis, segundo o documento Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), lançado em maio último pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a federação. O documento revela que houve queda das expectativas de exportação entre abril e maio quando o indicador variou de 52,4 para 44,6, ficando abaixo da linha divisória de 50 pontos e indicando expectativa pessimista do setor.
O terminal de contêineres da Santos Brasil, em Vila do Conde (PA), registrou recorde na operação do navio Ceará, da Marinha brasileira, cujo destino final era o Haiti. Concluída em 18 horas, a operação de transbordo tinha previsão inicial de duração de 72 horas.