A avaliação é do deputado estadual Tenente Coimbra que defende manter a administração dos portos nas mãos do governo
O 1º Tenente do Exército Brasileiro, Matheus Coimbra Martins de Aguiar, natural de Santos (SP), foi eleito, pelo PSL, para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em 2018, com 24.109 votos. Por ter sido eleito pela região da Baixada Santista, onde está localizado o maior porto do Hemisfério Sul, também foi convidado a participar do debate sobre o futuro dos portos nacionais, particularmente o de Santos.
Tenente Coimbra no Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo. Crédito: Divulgação.
Agradecemos o retorno do deputado em atender ao debate proposto pelo Portogente sobre o futuro dos portos brasileiros, transcrevendo, a seguir, a resposta envolvendo quatro perguntas enviadas:
“O modelo Landlord Port minimiza indicações políticas, um dos grandes problemas ao longo da história portuária. O Governo Federal já discute a reativação dos Conselhos de Autoridade Portuária, mas entendo que é necessário definir a gestão, sugerir e auxiliar – se deliberado – a transformação para o modelo Landlord Port.
As operações portuárias e o investimento de superestrutura caberiam à iniciativa privada e a administração continuaria com a parte pública.
É preciso que o Governo ouça quem está na ponta da linha, principalmente os empresários, porque são eles que movimentam o porto. Faço parte da Comissão de Transportes e Comunicações e estamos em debate sobre a questão da ponte e do túnel para que a parte portuária não seja prejudicada.”
Importante ressaltar que ao deputado também foram encaminhadas, a exemplo do que estamos fazendo com os demais parlamentares, representações empresariais e de trabalhadores portuários, quatro questões que versam sobre o modelo landlord port, privatização dos portos, reforma portuária com a abertura de debate com todos os envolvidos no setor (de empresários aos trabalhadores), e como a questão vem sendo tratada no âmbito dos Legislativos federal, municipal e estadual.
>> Outras entrevistas
* Deputada federal Rosana Valle (PSB/SP): Modelo landlord continua sendo o ideal, mas precisa de ajustes
* Deputado federal Júnior Bozzella (PSL/SP): Melhor caminho para o Porto de Santos é a gestão compartilhada