Sexta, 26 Abril 2024

Em entrevista coletiva realizada após sua primeira visita oficial ao Porto de Santos desde que assumiu a pasta de Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas disse que as tratativas junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a contratação de estudos para a desestatização ou outorga de concessão da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) devem ser concluídas no próximo mês de fevereiro. "Em março ou abril a gente deve ter a consultoria contratada para iniciar os estudos". De acordo com o ministro, será um processo longo e com embasamento técnico, envolvendo referências mundiais para adoção do modelo de gestão que irá gerar o maior valor para a administração do principal porto do Hemisfério Sul.

tarcisio codesp 2020
Ministro Tarcísio faz visita esperada e inédita à Codesp - Foto: Bruno Merlin

Leia também
* De gestão e eficiência no Porto de Santos
* Porto de Santos anuncia conclusão de obras em pier destinado a graneis líquidos
* Direção do Porto de Santos busca implantar maior corredor de celulose em todo o mundo

Processo similar já esta sendo conduzido junto à Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Pregão eletrônico para a desestatização dos portos organizados de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, bem como das instalações portuárias de Praia Mole, foi vencido por um consórcio de profissionais liderados pela PricewaterhouseCoopers. O prazo de execução dos estudos é de 36 meses - com a possibilidade de prorrogação, caso necessário, para a completa execução do escopo - e o contrato foi assinado em 6 de setembro de 2019.

Tarcísio disse que a equipe do Ministério da Infraestrutura avalia "vários modelos possíveis" para Santos, citando visitas e análises da administração de portos instalados no Reino Unido e na Austrália, embora nenhum deles esteja presente na lista dos 50 portos que mais movimentam contêineres no planeta.

Assinatura de concessão

O ministro da Infraestrutura celebrou um "dia de festa" ao comparecer ao porto santista para assinar a concessão do terminal STS20, cuja concorrência foi vencida pela companhia Hidrovias do Brasil. A chegada da empresa a Santos foi muito comemorada pela direção do Porto, já que se trata de um novo player no mercado local. Até o momento a Hidrovias do Brasil movimenta grãos e fertilizantes somente na região do Arco Norte. "Quando a gente vai para o exterior todo mundo elogia a Hidrovias do Brasil e agradeço a confiança de estarem investindo no Porto de Santos", comentou.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome