A Toyota do Brasil negocia com o governo gaúcho, liderado por Eduardo Leite (PSDB), a renovação por 12 anos do acordo firmado com o estado para viabilizar o centro de operações de Guaíba, município da Região Metropolitana de Porto Alegre. Em reunião com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Machado, realizada nesta terça-feira, 5 de fevereiro, o diretor de Relações Públicas e Governamentais da empresa, Thiago Sugahara, disse que a finalidade da renovação é obter segurança jurídica para fazer investimentos na unidade instalada em território gaúcho. Em julho de 2018 a Toyota já havia manifestado intenção de realizar investimento no local.
Foto da reunião pela Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Sul
Leia também
* O mercado do veículo elétrico no Brasil: é hora de acelerar
* Gigantes de automóveis se juntam em parceria para construir postos de hidrogênio no Japão
Estão em andamento, conforme o diretor, conversações da filial brasileira com a matriz da montadora no Japão para ampliar as operações no Rio Grande do Sul. O centro de operações de Guaíba é responsável pela distribuição dos veículos da Toyota em todo o centro-sul do Brasil. Machado, por sua vez, afirmou que o tema é prioritário para o Executivo. "A Toyota é de extrema importância para o Estado e terá no governo um parceiro para seus investimento".
Veículo híbrido em pauta na Toyota
Sugahara também ressaltou que a companhia aposta na parceria com universidades gaúchas para desenvolver um veículo híbrido nacional. O objetivo é utilizar os recursos de fundo para pesquisa e desenvolvimento do programa Rota 2030, lançado no fim do ano passado com a finalidade de promover a modernização da indústria automotiva nacional.
Os recursos terão origem no imposto de 2% cobrado pela União sobre a importação de peças para o setor automobilístico. A expectativa é que cerca de R$ 70 milhões estejam disponíveis para aplicação em projetos de pesquisa.
As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.