Quinta, 28 Março 2024

Cerca de 30 marítimos que atuam na frota de rebocadores do Porto do Açu participaram de um curso de atualização, dividido em três aulas, ao longo da última semana. O objetivo dos encontros, que aconteceram no Terminal Multicargas (T-MULT), foi qualificar comandantes, marinheiros e chefes de máquinas da Wilson Sons. No treinamento, novas regras e diretrizes da Marinha foram transmitidas por um representante do Centro de Aperfeiçoamento Marítimo William Salomon, da própria Wilson Sons, e o Porto do Açu aproveitou o encontro para estreitar a relação com a equipe que atua a bordo.

No primeiro dia do curso, os comandantes receberam informações relacionadas à navegação, operação, rotinas a bordo e sobre o uso de equipamentos de comunicação e sinalização. Nos dias seguintes, o treinamento abordou os temas de combate a incêndio, responsabilidade social, primeiros socorros, sobrevivência pessoal e proteção de navio. Além do conteúdo obrigatório, os marítimos tiveram a oportunidade de entender o dia a dia da equipe que atua no monitoramento do tráfego marítimo do Porto, com quem dialogam rotineiramente.

“Além da atualização que os marítimos receberam, o encontro foi importante para promover a interação deles, que atuam a bordo, com o nosso pessoal. Tratou-se de um momento de troca, em que nós explicamos as nossas políticas e entendemos melhor as necessidades do grupo, pensando na maior sinergia entre terra e mar”, explicou o Comte. Joffre Villote, gerente de Operações do Porto do Açu.

“Foi a primeira vez que promovemos este curso dentro do Porto do Açu, possibilitando uma maior interação entre os participantes. O objetivo do treinamento foi atualizar e nivelar a nossa equipe e, ao mesmo tempo, fazer com que o pessoal de bordo tenha noção do que acontece no cais, e vice-versa”, afirmou Rodrigo Baiense, supervisor de rebocadores da Wilson Sons. A Wilson Sons dedica uma frota composta por 5 rebocadores ao Porto do Açu, considerados os mais modernos do Brasil. Duas embarcações têm tração de 80 tbp (toneladas de bollard pull) e guinchos com função render. Todas estão aptas a realizar manobras em operações de entrada e saída de navios tipo Panamax, Aframax, Capezise, Suezmax, VLCC e LNGC, em lastro e carregados.

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