Sexta, 29 Março 2024

O Hyundai Loyalty, maior porta-contêiner a operar em portos brasileiros, atracou em Itapoá no dia 27 de maio último. Com 340 metros de comprimento e 46 metros de largura, a embarcação do armador Hyundai Merchant Marine (HMM) tem capacidade total de armazenagem de 8,6 mil TEUs (TEU é a unidade padrão de contêiner).

Leia também
Mudanças nas regras do AFRMM e a ousadia dos vizinhos sul-americanos

O Loyalty faz a rota Ásia/América do Sul. O navio chegou ao Brasil na segunda semana de maio e, por suas dimensões, operou em poucos portos brasileiros, incluindo o porto catarinense. “O Porto Itapoá é um terminal completo e preparado para receber os maiores navios que operam na costa brasileira. Além da infraestrutura, podemos contar com as condições naturais da Baía da Babitonga, com águas calmas e profundas, proporcionando um alto nível de segurança na operação de navios deste porte”, relata o diretor Comercial do complexo portuário, Roberto Pandolfo.

Itapoá começou a operar em junho de 2011 e hoje é o sexto maior terminal de contêineres do País, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Somente no primeiro trimestre deste ano, o terminal registrou um aumento de 40% no volume das importações, comparada com o mesmo período de 2016 - uma das mais expressivas altas do mercado. A exportação também registrou alta de 17,2% neste período.

Também este ano, uma outra conquista: o terminal realizou no último dia 2 de abril a primeira operação com navios Rol-On Rol-Off, para movimentação de automóveis do BMW Group. Na operação, foram desembarcados dezenas de veículos importados dos Estados Unidos, posteriormente transferidos para o pátio do fabricante, em Araquari (SC).

Vale destacar que o Porto Itapoá iniciou suas obras de expansão em outubro de 2016. O projeto prevê a ampliação da área do porto dos atuais 150 mil m² para 450 mil m². A capacidade de movimentação, ao final da expansão, deve ser quatro vezes maior do que os atuais 500 mil TEUs movimentados por ano, para cerca de 2 milhões de TEUs.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome