O Terminal Portuário de Alcântara é um projeto liderado pelos portugueses Nuno Martins e Paulo Salvador, diretores-executivos da Grão-Pará Multimodal. A iniciativa consiste em uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) composta por um porto de águas profundas e um ramal ferroviário, com objetivo de, no futuro, amplar a malha multimodal ao longo do território maranhense, conectando os portos aos setores produtivos mais importantes do Arco Norte.
O estudo de impacto econômico realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) avalia que o empreendimento proporcionará efeitos positivos no desenvolvimento econômico do MATOPIBA (sigla que reúne as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além de ter potencial de aumentar em até 20% o Produto Interno Bruto (PIB) do estado no qual será instalado. Alcântara é hoje um município quase deserto, onde seus habitantes vivem principalmente da agricultura, da pecuária e da pesca. A maior parte da produção agrícola é considerada de subsistência, distribuída em dois tipos de lavouras: temporária e permanente.
O acesso ferroviário ao terminal deverá ser feito a partir de um ramal ligando a Estrada de Ferro de Carajás (EFC), com possíveis futuras ligações com a Ferrovia Norte-Sul e com a Ferrovia Transnordestina. O complexo portuário está projetado para ocupar uma área de 11 milhões de m2 (1.100 hectares) e poderá operar principalmente minério de ferro, ferro gusa, grãos alimentares e carga geral.
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Projeto apresentado ao Ministério da Infraestrutura
Avaliação de Impacto Econômico do Terminal Portuário de Alcântara
Documento elaborado pela Universidade Federal do Maranhão
Contrato de Parceria
Acordo de caráter pioneiro assinado entre a Grão-Pará Multimodal Ltda. e a Associação de Moradores da Comunidade Negra Rural Quilombola de Vila Nova Ilha do Cajual
Termo de Referência do Ibama para elaboração do EIA/RIMA do Terminal Portuário de Alcântara
- No EIA/RIMA deverá ser apresentada a conclusão sobre os resultados do estudo, enfocando os seguintes pontos: prováveis modificações ambientais na área de influência decorrentes do empreendimento, considerando a adoção das medidas propostas no Plano de Gestão Ambiental; existência de outros empreendimentos previstos e/ou existentes na área de influência, suas relações sinérgicas, efeitos acumulativos e conflitos potenciais como empreendimento em questão; e Conclusão quanto à viabilidade ambiental do empreendimento, confrontando com a hipótese de não execução do projeto.
* Clique aqui aqui para acessar o Termo de Referência já protocolado
Áreas Portuárias e Logísticas
Plataforma digital de atendimento portuário e consultoria de mídia voltada para a comercialização de áreas e terrenos com potencial de uso no universo portuário e logístico
* Clique aqui para ver o mapa de terrenos disponíveis no Maranhão
Outras perspectivas do WebSummit Arco Norte
* Governador Flávio Dino (MA): Gestão e ampliação do Porto do Itaqui, novos terminais privados, regularização fundiária e eficiência da malha multimodal que abastece o Maranhão
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Mensagem do Portogente aos Navegantes
* Arco Norte, elo de ligação econômica do Brasil com o mundo
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