Quarta, 24 Abril 2024

A empresa Ecorodovias Infraestrutura e Logística S.A. venceu o leilão da BR-101/RJ (Ponte Rio-Niterói), realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na última quarta-feira (18), na BM&FBovespa, em São Paulo (SP). O lance de tarifa proposta pela empresa é de R$ 3,28442, o que representou 36,67% de deságio – diferença do valor máximo estabelecido no edital e o montante oferecido pela empresa vencedora da concessão. Com o deságio, o preço do pedágio ficará mais barato para os motoristas. Atualmente a tarifa é de R$ 5,20 e deve cair para R$ 3,70 a partir de 1º de junho.

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O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, disse que o leilão foi mais um sucesso do governo. “Foi excelente. Com a ajuda da iniciativa privada, o governo federal não precisará colocar investimentos e ainda teremos uma economia de 36,67% em relação ao valor do edital”, ponderou o ministro.

O diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, afirmou que o leilão foi realizado com grande sucesso. “Conseguimos ter uma redução significativa na tarifa, incluindo grandes obras de fundamental importância para o estado do Rio de Janeiro”, afirmou. Segundo o diretor, as obras ajudarão a diminuir o trânsito e o fluxo da Ponte Rio-Niterói.

Obras iniciais 
Como principais obras obrigatórias iniciais, a concessionária deverá implantar uma alça de ligação do sistema rodoviário à Linha Vermelha com o objetivo de evitar que os usuários com destino à Baixada Fluminense e à Rodovia Presidente Dutra utilizem a Avenida Brasil.

Além disso, deverá ser implantada a obra da Avenida Portuária, permitindo o acesso de veículos pesados da Avenida Brasil à área do porto, evitando a passagem dos caminhões às vias de acesso e saída da Ponte e melhorando, dessa maneira, a fluidez do tráfego local.

Também deve ser implantada uma passagem subterrânea sob a Praça Renascença em Niterói, na direção da Avenida Feliciano Sodré, com o objetivo de proporcionar maior fluidez ao tráfego do sistema rodoviário.

As obras também objetivam a redução significativa dos congestionamentos nas Avenidas Perimetral, Francisco Bicalho e Rio de Janeiro em direção à Ponte gerados na entrada da Avenida Brasil.

 

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