Sexta, 27 Dezembro 2024

A baía de Guanabara é considerada uma das mais belas e abrigadas baías do mundo. Tem sua barra localizada entre as pontas de Santa Cruz e de São João.

No interior da baía de Guanabara há inúmeras ilhas e ilhotas; contornando suas margens há uma série de montanhas, destacando-se o Pão de Açúcar e o Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro.

Para demandar a barra, as ilhas ao largo e os pontos característicos das proximidades da entrada da baía facilitam o posicionamento do navio por processo visual ou pelo radar. Os navios de calado superior a 12m (39,37pés) devem navegar no canal dragado a 17m (1979), que começa nas proximidades da ponta de Copacabana e é demarcado nas cartas.

Os navios de calado igual ou inferior a 12m (39,37pés) devem demandar a barra pela região a leste da ilha de Cotunduba, seguindo, preferencialmente, as rotas mostradas no gráfico da página 61, até alcançarem a barra. A navegação no interior da baía, para navios de qualquer calado, deve ser efetuada preferencialmente no canal varrido.

Mais detalhes podem ser encontrados em documento disponibilizados pela Marinha do Brasil.

As profundidades médias na baía são de 3 metros na área do fundo, 8,3 metros na altura da Ponte Rio-Niterói e de 17 metros no canal de entrada da barra. Na área do fundo, onde desaguam a maior parte dos rios, o acúmulo de sedimentos constituiu manguezais, envoltos pela vegetação própria da Mata Atlântica.

Com informações da Marinha e da Wikipedia.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!