Portogente acompanhou os três dias da Intermodal South America 2012, conversando com expositores, autoridades, players e reunindo várias opiniões sobre o evento que aconteceu em São Paulo, do dia 10 último a esta quinta-feira (12). O que se percebe é que entre os expositores a expectativa é de formalizar novos negócios e de encontrar todos os players do setor em um mesmo lugar. Acompanhe, a seguir, algumas dessas opiniões.
A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) só nesta terça-feira (3/04) respondeu às perguntas do Portogente sobre o contrato com a DTA. Sua informação não foi às profundidades da dragagem do Porto de Santos. De fato, como informa a Assessoria Social da estatal, “o monitoramento ambiental da dragagem de aprofundamento é realizado pela Fundespa. A DTA Engenharia é integrante do consórcio Draga Brasil, responsável pela dragagem de aprofundamento do Porto de Santos, que tem como fiscalizador da obra o Consórcio CHL, que não conta com qualquer participação da DTA.”
DTA fazer a fiscalização ambiental da dragagem no Porto de Santos é uma situação bem descabida, para dizer o mínimo. Se a própria empresa não fosse uma das fiscalizadas, até poderia ser justificado o contrato emergencial pelo qual ela foi contratada.
A diretoria da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) e sua assessoria jurídica insistem em não defender os interesses da empresa. Sob a ótica cristã de “quem não é ao meu favor é contra mim”, eles desconsideram o processo vitorioso na Justiça, não cobram a dívida de mais de R$ 1,2 bilhão que a Libra tem com o Porto de Santos e não poupam esforços para suspender o processo que julga o apelo da operadora portuária inadimplente.
Uma tecnologia de origem alemã vem sendo introduzida no Brasil para auxiliar na logística e garantir melhor conservação na armazenagem de grãos. Trata-se da instalação de silos metálicos hermeticamente fechados, construídos diretamente sobre a base civil, sem necessidade de fábrica.