Sábado, 27 Abril 2024

Dia a Dia

Está mais evidente, a cada dia que passa, que existem muitas situações a serem investigadas no Porto de Santos, administrado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Há um material farto para análise se assim o quiser a Polícia Federal que, aliás, já mostra a ponta desse “iceberg” com a Operação Porto Seguro. Mas é necessário que se avance. Sugerimos à PF, portanto, analisar com olhos de lupa as licitações realizadas pela Codesp.

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Se for verdade o que Hélio Vasone Júnior, o Helinho, presidente da Localfrio, conta sobre a confusão envolvendo a Receita Federal e a sua empresa no Porto de Santos, pode estar acontecendo muito mais coisas estranhas do que apurou até agora a Operação Porto Seguro da Polícia Federal.

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Dezenas de vídeos que mostram a precariedade das rodovias e a imprudência de motoristas no Brasil estão publicados na conta PaparazzonaBR no Youtube, a maior rede de vídeos da web. Um usuário não identificado realiza as postagens após suas viagens pelas estradas do País, mostrando acidentes, ultrapassagens proibidas e apuros com tempestades.

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Em encontro com empresários franceses, há duas semanas, a presidenta Dilma Rousseff divulgou detalhes dos planos do Governo Federal para expansão da malha ferroviária brasileira. Segundo ela, a partir do eixo longitudinal criado pela Ferrovia Norte-Sul, serão planejados 10 mil quilômetros de rede ferroviária. Com o programa de investimentos em logística, Dilma espera ter criado um modelo “amigável” para atração da iniciativa privada, que tem participação imperscindível para que sejam investidos R$ 91 bilhões no modal ferroviário. Outro objetivo da Presidência é resgatar o transporte de passageiros intermunicipal via trem, que já foi forte no Brasil, mas hoje conta com poucas linhas em operação.

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A desarticulação entre as entidades envolvidas e a falta de devida atenção aos impactos ambientais e paisagísticos tornaram a construção do píer em Y na Zona Portuária do Rio de Janeiro uma grande e tensa novela, com prejuízos para a economia da Cidade. A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) modificou o local do píer, que seria originalmente instalado entre os armazéns 5 e 6, para as proximidades do armazém 2 e do Píer Mauá, criando uma grande chiadeira na Cidade.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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