Sábado, 27 Abril 2024

Brasil vive momentos contraditórios, próprios da economia que dita as regras no mundo. Ao mesmo tempo em que sua economia foi parcialmente blindada das crises financeiras mundiais, desde 2008, o país vive a contradição de não conseguir se olhar bem no espelho. Por isso, de forma tímida, agora, começa a querer impor regras “extra” legais, ou acima das leis nacionais, tentando proibir o tal do “ir e vir” – preceito altamente consagrado pela Constituição de 1988, que, recentemente, completou 25 anos de vida.

É o que se vê com decisão judicial (?) que proibiu o encontro de jovens da periferia em shopping da Capital paulista. Dão a isso o nome de “rolezinho”, sem isso significar qualquer tipo de transgressão da lei. São apenas encontros marcados por esses adolescentes pelas redes sociais.

O site jornalístico Brasil 247 falou sobre o assunto, neste final de semana. Lembrou que a lei é clara: “Define como crime "recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, negando-se a servir, atender ou receber cliente ou comprador" e as penas de reclusão variam de um a três anos.” Todavia, parece que as leis brasileiras foram feitas para alguns quebrarem ao sabor de suas conveniências econômicas e preferências sociais e de classe; e os demais – a maioria da sociedade brasileira, aliás – “sentirem” a lei no lombo.

No último sábado (11/01), seguranças do shopping JK Iguatemi, do empresário Carlos Jereissati, fizeram uma triagem para definir quem poderia entrar e quem deveria ficar de fora do estabelecimento. Segundo o Brasil 247, “no segundo grupo, estariam todos aqueles que tivessem aparência de jovens da periferia, ou seja, pardos ou negros”.

A discriminação rolou solta em outro local comercial paulistano, como descreve o site: “Tão grave quanto o ocorrido no JK Iguatemi foi o desfecho do "rolezinho" no shopping Itaquera, na zona leste de São Paulo. Lá, os jovens foram agredidos com cassetetes e balas de borracha pela polícia, sem que tivesse havido qualquer registro de violência.”

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto