Sábado, 27 Abril 2024

Demonstrando sabedoria, a presidenta Dilma Rousseff, em outubro de 2013, afirmou, numa atividade em Maringá, no norte do Paraná, que o Brasil tem os dois itens mais importantes do século XXI, energia e alimento. Para ela, é preciso trabalhar para usufruir disso, principalmente, quando se fala da questão logística. “Da porteira pra dentro, a questão está resolvida, a capacidade tecnológica da indústria, o empreendedorismo. Da porteira para fora, é a questão da logística. As rodovias são importantes porque são estratégicas pra produção agrícola, como a estrada boiadeira, a BR-487, que terá um trecho de 133 km pavimentado”, afirmou à época.

Dilma precisa olhar ainda mais no horizonte e vai perceber que, no caso dos portos, a questão da logística é dos muros portuários para fora. Porto não é local de armazenagem de produtos agrícolas. Essa é uma questão para os centros produtores solucionarem. Não podemos transformar os nossos portos em estacionamento de carretas, de contêineres, improdutivamente utilizadas como silos.

Portos, como o de Santos, têm velocidade na sua estrutura física de escoamento para ter alta produtividade. Entretanto, ainda é necessário buscar também essa eficiência na tramitação da documentação para liberar a mercadoria para exportação. Apesar da resistência que provoca a morosidade burocrática, o problema maior é mesmo a falta de armazenagem para poder regular o escoamento da safra.

Neste vídeo, Dilma fala que o Brasil tem déficit de armazenagem

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto