Quinta, 14 Novembro 2024

Dia a Dia

Apesar de muito oba oba feito em torno do anúncio da presidenta Dilma Rousseff de que a administração algumas ferrovias serão concedidas à iniciativa privada, repetindo o que fez o governo FHC em 1997, a eficiência e o desempenho do transporte ferroviário no Brasil pouco avançaram com a mudança de modelo. Não há planejamento de longo prazo e o setor tem sido um verdadeiro "cada um por si" desde então. As concessionárias só pensam nos trechos que dão maior lucro, o Governo Federal não fiscaliza ou regula como deveria e os usuários das ferrovias ficam na mão, conforme é possível constatar nos links a seguir.

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O comandante Wanderley Duck fez chegar à redação do Portogente um relato rico em detalhes sobre a operação conduzida pelo prático Fábio Fontes que conduziu o navio Zhen Hua 14 até o Brasil Terminal Portuário (BTP) com portêineres e transtêineres que serão utilizados no novo empreendimento.

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O Programa de Investimentos em Logística, anunciado por Dilma Rousseff, não tem robustez suficiente para arredondar o descalabro logístico nacional. Conforme aponta o colunista do Portogente, Frederico Bussinger, este Programa vai pouco além dos planos e pacotes anteriormentes divulgados pelo Governo e, pior, esquece que logística é mais, bem mais do que transportes.

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O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ainda não emplacou em território brasileiro. Embora seja uma excelente solução de transporte, complementando sistemas de ônibus e de metrô, a implantação de linhas do VLT esbarra na ineficiência das administrações governamentais no País.

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A edição de segunda-feira (27) da coluna Gazeta destacou que há rumores de favorecimento no edital em curso para contratação de empresa para substituir a DTA Engenharia, que está ilegalmente contratada, para o monitoramento da disposição oceânica do material dragado no Porto de Santos. A direção da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) vêm, seguidamente, se envolvendo em processos de favorecimento a terceiros, conforme tem destacado o noticiário do Portogente.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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