Sábado, 27 Abril 2024

O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, defendeu-se das acusações de favorecimento à Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP), nesta terça-feira (28), na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. O ministro garantiu não ter tido reuniões nem repassado documentos para representantes da EBP.

Leia também
* Em audiência pública, ministro dos Portos alega urgência para contratar EBP
* Portaria 38 da Secretaria de Portos
* Perguntas ao ministro Leônidas Cristino sobre portaria da EBP

A empresa teria sido favorecida pela Portaria 38, publicada em março deste ano. O texto autoriza a EBP a fazer estudos de viabilidade para subsidiar os editais de licitação de terminais portuários a serem divulgados pela Secretaria de Portos (SEP). Apesar de a Portaria abrir a possibilidade para outras empresas se candidatarem para fazer os estudos, havia denúncias de que a EBP teria sido beneficiada por reuniões com a própria SEP e pela antecipação de documentos. As demais empresas que se candidataram foram desclassificadas.

“A EBP participou de vários estudos com esse mesmo procedimento de licitação. Aceitamos a proposta da EBP e chamamos outras empresas. Recebemos todos os entes que militam nos eixos rodoviário, aquaviário e ferroviário. A SEP conversou com EBP e com outros, mas não entregou nenhum documento, a não ser os que já eram públicos. Não vejo nenhuma falta de transparência em relação a isso”, justificou Leônidas.

Foto: Wilson Dias/ABr

Ministro dos Portos recebeu diversas perguntas dos parlamentares

A explicação não convenceu a todos os parlamentares presentes. O deputado Augusto Coutinho (DEM-PE) questionou o procedimento. “Essa empresa parece a única qualificada a fazer estudos para as privatizações do PT. A EBP não só faz o projeto, mas também opina na orientação da licitação. Todo processo do PT foi assim, porque não abriu uma licitação pública para dar oportunidade a outras empresas?”, questionou.

O deputado Manoel Junior (PMDB-PB), autor do requerimento que pediu a audiência, também alertou quanto aos riscos da Portaria. “Todo monopólio é ruim. Uma empresa só monopolizando e terceirizando é perigoso. Temos que ver se, no final das contas, quando passar a régua, teremos a economia calculada pelo ministério”, ressaltou.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto