Sábado, 16 Novembro 2024

Dia a Dia

O projeto quer sustar as Resoluções nºs 4, de 22/05/2013, e 5, de 23/06/2013, do Conselho Nacional de Política Energética, a Portaria MME nº 218, de 20/06/2013, o Edital de Licitação para outorga do Contrato de Partilha de Produção e a minuta de Contrato de Partilha de Produção para exploração e produção, elaborados igualmente pela Agência Nacional de Petróleo, publicados no DOU do dia setembro último.

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No encerramento da 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada na última semana, na Capital paulista, o tema foi o futuro dos trilhos nacionais. E apontou-se o quanto são importantes, sejam eles para transportar trens, metrô ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

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A jornalista Marina Amaral, da Agência Pública, publicou, na última semana, reportagem polêmica sobre suposta espionagem da mineradora Vale em cima dos movimentos sociais e de funcionários, e até jornalistas. As informações são de ex-gerente de segurança, que move ação contra a companhia no Ministério Público Federal (MPF).

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Parece um pouco o óbvio, mas o Ministério Público Federal assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC), nesta sexta-feira (13/09), com a Chevron Brasil, a Chevron Latin America e a Transocean Brasil, para que essas empresas tenham ações inéditas de precaução e prevenção de acidentes.E, ainda, para que façam compensações pelos vazamentos ocorridos no Campo de Frade, entre novembro de 2011 e março de 2012. O preocupante é que o TAC poderá extinguir as duas ações civis públicos contra as companhias depois desse incidente.

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Como acabar com os congestionamentos constantes nas vias de acesso ao Porto de Santos, no litoral paulista, que causam transtornos logísticos e para a população local? De várias formas, responde o presidente da Fiorde Logística Internacional, Milton Lourenço: “Desde a maior utilização dos modais ferroviário e hidroviário até a construção de obras de infraestrutura viária, passando pela eliminação do excesso de burocracia, a implantação efetiva do programa Porto 24 Horas e o agendamento prévio de caminhões que se destinam ao descarregamento de carga no cais.” E complementa: “Sem contar a abertura de pátios reguladores de estacionamento de caminhões ao longo do Rodoanel e em outros pontos da Grande São Paulo.”

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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