Sexta, 01 Novembro 2024

Dia a Dia

Um profissional da área do porto, que trabalhou muitos anos no Porto de Santos (SP), ao saber do acordo que a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) está fechando com a siderúrgica Usiminas para pagamento de uma dívida que vem da década de 1990, levantou as seguintes dúvidas:

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O Brasil encontrará grandes desafios no transporte aquaviário de cargas em 2010. Os estaleiros nacionais estão abarrotados de encomendas para construção de plataformas e grandes embarcações, prometendo gerar divisas e muito desenvolvimento. Empresas como a Vale procuram até estaleiros na Ásia para dar conta de sua demanda. No entanto, o País não pode errar em termos de infraestrutura. Caso contrário pagará muito caro ao não conseguir dividir mais adequadamente sua matriz de transporte, hoje excessivamente concentrada no modal rodoviário.

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Os acessos rodoviários e ferroviários foram objeto de reunião entre o Diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot, o Secretário Adjunto da Secretaria Especial de Portos (SEP), Augusto Wagner Padilha Martins, e o Diretor de Planejamento e Controle da Companhia Docas de São Paulo, Renato Ferreira Barco. O encontro foi nesta terça-feira (29).

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Até o último dia do ano, PortoGente lembrará aos internautas alguns dos principais entraves do setor portuário brasileiro que atrapalham o desenvolvimento do País e que se arrastaram ao longo de 2009. Recordar os gargalos enfrentados por produtores, transportadores, exportadores e importadores é fundamental para que ao menos parte dessas dificuldades seja superada em 2010.

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Ficou para janeiro de 2010 a conclusão das discussões sobre a reconfiguração do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Angra dos Reis (RJ). Conforme já mostrou este blog Dia-a-Dia, está sendo travada uma verdadeira disputa de cabo de guerra para saber como serão utilizados alguns espaços próximos ao cais que hoje funcionam como áreas de apoio operacional à atividade portuária. A prefeitura angrense deseja dar outras finalidades a essas áreas, em benefício da revitalização da orla da Cidade.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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