Luis Cláudio Santana Montenegro. Esse é o nome do futuro presidente da Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (Codesa). A informação chegou ao Portogente por fonte segura. Montenegro já fez parte do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Espírito Santo, representando a Secretaria de Portos (SEP). Ele deixa cargo na Coordenação-Geral de Integração de Sistemas de Informação da SEP. Essa é a primeira mudança de diretoria de uma companhia docas, no País, realizada pelo novo ministro dos Portos, Leônidas Cristino.
Na próxima segunda-feira (16), acontece reunião especial do Conselho de Administração (Consad) da empresa. Na oportunidade os membros irão empossar o novo presidente da empresa. Angelo Carvalho Baptista deixa a presidência da Codesa nesta sexta-feira (13).
O setor portuário nacional começa a ficar revolto. O próprio ministro dos Portos ainda não disse a que veio. O Porto de Santos, o maior do Hemisfério Sul e responsável por quase 27% da balança comercial do País, continua a abrigar uma diretoria que teve desempenho pífio. Por outro lado, Ângelo Baptista, presidente da Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (Codesa) até o dia 13 próximo, promoveu avanços significativos ao sistema portuário capixaba e está sendo substituído.
Se tudo isso já não representa um retrocesso de tudo o que foi feito no governo Lula, o que mais pode acontecer ao setor portuário tupiniquim?