A galeria turística do Portogente chega ao Sul do País. A quarta foto da série de sucesso "As dez melhores imagens da temporada 2010/2011 de cruzeiros marítimos no Brasil" mostra uma calorosa recepção aos cruzeiros no Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
Se é uma boa ou não para o País é uma questão, mas o Trem da Alta Velocidade (TAV), mais popularmente conhecido como trem bala, teve um grande mérito: discutir o transporte de gente e de carga por trem. Infelizmente, o trem foi afastado do cotidiano dos brasileiros, pior ainda, por conta da cultura exacerbada do carro, o trem ganhou uma imagem, no País, sempre relacionada ao atraso, ao que não é moderno. Não há explicação para isso, simplesmente a sociedade brasileira pensa assim.
A companhia aérea TAM está entre as empresas com pior padrão de atendimento ao cliente no Brasil. A constatação faz parte da reportagem de capa da Revista Exame, com o título “Em guerra com o consumidor”, que chega às bancas do País nesta quarta (04). São muitos os registros de queixa contra a TAM, que apesar de ter um forte trabalho de comunicação e marketing com o público brasileiro, sendo a companhia aérea que mais investe neste segmento, está com a imagem arranhada no mercado nacional.
O Brasil patina há anos para tirar do papel os projetos relacionados à expansão da cabotagem. O volume de carga movimentada por navio entre os portos nacionais até cresceu de 2009 para 2010, mas falta embarcação no mercado para dar conta da demanda e muitas empresas logísticas ainda insistem no modal rodoviário.
Dos principais parceiros comerciais do Brasil, os “hermanos” da nossa vizinha Argentina são os que mais possuem barreiras contra os produtos nacionais. São, ao todo, 30 medidas protecionistas em vigor, e mesmo assim, a Argentina é o terceiro país que mais recebe produtos brasileiros, perdendo em volume financeiro apenas para a China e os Estados Unidos.