Segunda, 29 Abril 2024

Se arrasta sem qualquer definição o movimento pela construção de eclusas na hidrovia Teles Pires–Tapajós. Esse trecho hidroviário é fundamental para a competitividade da Amazônia Legal e das cargas com origem na região Centro-Oeste. Desde 2010, Portogente alerta com a publicação de uma série de textos para a ausência de eclusas na região onde estão sendo construídas as hidroelétricas de Santo Antonio e Jirau.

* A falta de logística na região da Amazônia Legal
* Construção de Hidrelétrica de Santo Antônio foi positiva para Rondônia, diz senador

O Movimento Pró-Logística de Mato Grosso protocolou na última terça (22) um documento na Câmara dos Deputados clamando pelas eclusas. Em meio à necessidade de geração de energia e de incentivar o transporte hidroviário, o Governo Federal se perde nas decisões que necessita tomar e na definição de uma política estratégica para o desenvolvimento do País.

O Movimento Pró-Logística (iniciativa de 15 entidades do setor produtivo mato-grossense) aponta no relatório protocolado na Câmara que a região norte, área de abrangência da hidrovia Teles Pires-Tapajós, tem previsão de dobrar a produção de grãos nos próximos 20 anos, passando dos atuais 18 milhões de toneladas para 36 milhões, aproveitando as áreas de pastagens degradadas.


Usina hidrelétrica Teles Pires está na divisa
dos estados do Mato Grosso e do Pará

“Precisamos de hidrovia. Ela tornará o estado mais competitivo, e trará uma economia de R$ 8 a R$ 10, por saca, ao produtor, o que é bom não apenas para ele, mas para toda a economia do estado. Temos hoje o frete mais caro do mundo”, afirmou o presidente do Movimento e da Aprosoja, Carlos Fávaro, durante a audiência pública.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto