Pesquisa conduzida pela Bridgestone Americas apresenta uma grande novidade que chama atenção do setor de transportes em todo o mundo. A planta Dandelion, originária da Rússia e conhecida no Brasil como dente-de-leão, tem produzido resultados promissores e a borracha extraída dela pode se tornar comercialmente viável como uma fonte renovável de alta qualidade para a fabricação de pneus.
Fonte: Bridgestone
Dente-de-leão tem as mesmas qualidades da borracha
natural extraída da árvore de Hevea, que é atualmente a
principal fonte de borracha natural utilizada em pneus
O presidente do Centro de Pesquisas e Tecnologia da Bridgestone Américas, Dr. Hiroshi Mouri, explica que há mais de 1.200 tipos de plantas a partir das quais a borracha poderia, em teoria, ser extraída. No entanto, o principal desafio é encontrar uma espécie que produza borracha com a qualidade e a quantidade necessária para atender às demandas atuais do mercado de pneus. nesse sentido, a dente-de-leão poderá ser uma alternativa para o futuro.
As subsidiárias da Bridgestone irão realizar testes adicionais com a borracha natural extraída da dente-de-leão em seus laboratórios técnicos neste verão, com testes em maior escala previstos para 2014.