O Governo Federal há quase dois anos tenta licitar o terminal de granéis líquidos operado pela Volpak, na Ilha Barnabé, na margem esquerda do Porto de Santos (SP). A área já é licenciada junto aos órgãos ambientais, mas ninguém ousa dar um palpite sobre quando o processo estará concluído.
Para quem não vive o dia a dia dos portos brasileiros, é fácil falar em centralização de decisões em Brasília. O País passa, sem dúvida nenhuma, por um retrocesso no setor “patrocinado” pelo Governo Federal e por quem tem interesse de ter seu porto privado, sem carga própria.
O Governo Federal, por meio de seus ministérios e agências reguladoras, precisa coibir os abusos das companhias aéreas no Brasil. Os passageiros são vítimas de um grande número de procedimentos que acabam gerando gastos desnecessários e desperdício de tempo.
A Câmara dos Deputados será ocupada de forma diferente, nesta quarta-feira (6/02). É que os portuários brasileiros fazem plenária nacional, inclusive com a participação de parlamentares, para debater as mudanças na Medida Provisória (MP) 595, a MP dos Portos. E já vão apontar movimentos de paralisação para impedir a aprovação de matérias antipáticas aos trabalhadores.