Terça, 26 Novembro 2024

O ex-petista Emanuel Cancella – ele entregou sua desfiliação ao PT tão logo foi encerrado o leilão do Campo de Libra – e diretor do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ), não se cansa de criticar o que ele considera contradições e problemas de vários governos, de Dilma a Geraldo Alckmin. Em recente artigo, afirma que o sonho do governante brasileiro é fazer obras e licitações. “Isso vale para o governo federal, estadual e municipal.”

Foto: www.marciogarciarj.com.br
EduardoPaes
Prefeito do Rio de Janeiro na destruição da perimetral carioca

Segundo ele, todos, de alguma forma, se locupletam, seja através de propina ou, no melhor dos casos, para garantir financiamento de campanha. E lembra que a presidente Dilma, na campanha eleitoral de 2010, se posicionou contra a entrega do pré-sal, porque seria um crime. Todavia, escreve Cancella, “em 2013, a própria Dilma manda leiloar o campo de Libra, o maior do pré-sal, a maior descoberta da Petrobrás em 60 anos e um dos maiores campos de petróleo do mundo. Dilma entregou 60% de Libra para a Shell, Total e duas estatais Chinesas, e a Petrobrás ficou com 40%”.

Suas baterias também miram São Paulo. “Com os tucanos não é diferente”, observa. “Os sucessivos governos do PSDB na capital financeira do País se envolveram de corpo e alma em negócios ilícitos no metrô. Na época, mesmo a obra com uma série de irregularidades, peitaram a sociedade e até o Ministério Público para prosseguir com a empreitada. Agora vem a baila a forte motivação dos tucanos: propina. E quem acusa é a empresa multinacional francesa Alstom que confessou ter distribuído U$ 6,8 milhões, entre 1998 e 2001, a governos do PSDB.”

Na cidade do Rio de Janeiro, Cancella fala sobre a derrubada da Perimetral e a construção da Via Binário. “[Eduardo] Paes alegou que a Perimetral tira a beleza do Porto Maravilha. A perimetral não é bonita, mas desafogou o trânsito no centro do Rio durante décadas e nada garante que essa Via Binário, enfiada goela abaixo do carioca, vai resolver o problema”, critica.

Ele concorda que a Perimetral já não dava mais conta do trânsito, principalmente na hora do rush, e era preciso ampliar o acesso ao centro do Rio. “Mas por que derrubar de imediato a Perimetral?”, questiona. Ele mesmo responde: “O problema é que a derrubada da perimetral já está contratada por alguns milhões de reais. Tem que derrubar ou derrubar.”

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