Os sindicatos dos operários portuários (Sintraport) e dos estivadores paralisarão as duas margens do Porto de Santos (litoral paulista) e a entrada da cidade, na terça-feira (5), das 7 às 13 horas. É o que garantem as lideranças sindicais das duas categorias. O alvo do protesto é a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport) e um alerta ao prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), dizem os dirigentes Claudiomiro Machado ‘Miro’ (Sintraport) e Rodnei Oliveira da Silva ‘Nei’ (estiva).
Após 22 anos de operação no Porto de Santos (litoral paulista), a Deicmar – terminal especializado no atendimento a navios que operam no sistema roll-on-roll-off – pode perder o arrendamento com o fim do seu contrato, que ocorre em maio de 2014. A área – de 74 mil m² e 1 mil m² de armazém – será licitada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em condições que não agradaram a empresa, que tentou até suspender o processo, sem sucesso.
Enquanto a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras não decola, apesar de ter recolhido 199 assinaturas e sido protocolada no dia 22 de maio último na Câmara dos Deputados, e um dos autores da CPI, o parlamentar Leonardo Quintão (PMDB-MG) – que foi preterido por Antônio Andrade para assumir o Ministério da Agricultura, mas hoje é relator do projeto do Código da Mineração –, a batida contra os negócios petrolíferos brasileiros está nas mãos dos petroleiros.
Ainda inconformado com o leilão do campo de Libra, no dia 21 último, o senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, voltou a carga para demonstrar o quanto o País perdeu com o leilão do campo, da Bacia de Santos (SP), cujas reservas estimadas estão entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris de petróleo. “O petróleo encontrado em Libra tinha que ser explorado diretamente pelo Estado. Cem por cento do petróleo brasileiro para o Brasil, para o nosso desenvolvimento, para políticas de educação, saúde, desenvolvimento econômico do nosso país”, defende.
Logo mais a Lei de Acesso à Informação completará dois anos de vida. É lento o avanço da legislação em estados e municípios, fato que levou a Controladoria-Geral da União (CGU) a lançar uma campanha publicitária para popularizar a norma. Todavia, a lei engasga na própria estrutura do governo federal. É o que se percebe para quem quiser obter informação atual e precisa sobre como está o processo que envolve a Libra Terminais e o Porto de Santos, ou melhor, sua Autoridade Portuária, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).