Há um consenso no meio científico que a Internet é uma das poucas coisas que os seres humanos construíram e que eles ainda não entenderam verdadeiramente. Como comenta Eric Schmidt, presidente executivo do Google, o que começou como um meio de eletrônico para transmissão de informação - de computador em uma sala para um computador em outra sala - transformou-se em um meio onipresente e continuamente multifacetado, por onde flui atividade e expressão humanas.
Leia também
* O digital mudando as pessoas e o mundo
Para dar uma ideia do vigor desse fenômeno, na primeira década do Século XXI o número de pessoas conectadas à Internet mundial cresceu de 350 milhões para mais de 2 bilhões. E, cada vez mais, as pessoas terão acesso às redes sem fio de Internet em qualquer lugar, mais barato, muitas vezes, do que custa hoje.
Um estudo recente realizado pela Wetpaint e pelo Altimer Groups mostrou que as marcas mais engajadas nas redes sociais aumentam sua receita em 18%. Isso mostra que uma empresa, por meio da Internet, ganha vantagens competitivas na medida que aumenta seu posicionamento junto ao mercado-alvo selecionado, para poder prover valor superior.
Acessar e divulgar informação por meio de plataformas da Internet possibilitam maior e empatia com o mercado. Entender e atender às necessidades de seus clientes faz com que a marca crie raízes na mente, no coração e no espírito dos consumidores, e, assim, eles se sentem seus proprietários.
Portanto, as empresas que pretendem ser ícones devem compartilhar dos mesmos sonhos que os consumidores de seus produtos e fazer a diferença. A Internet mundial possibilita achar caminhos para integrar todas as novas vozes globais que se pode alcançar. Enfim, comércio são conversas.